Sistema OCB/PA terá escritório regional em Tucuruí

 Após termo de cooperação técnica, a Prefeitura do município oficializou a abertura do espaço para fortalecer cooperativas

 

Reunindo empreendimentos agropecuários, de transporte e trabalho, Tucuruí é um polo regional em expansão para o cooperativismo. Já neste primeiro semestre, as cooperativas do município ganharão mais um agente de fortalecimento local com a inauguração do escritório do Sistema OCB/PA em parceria com a Prefeitura. O gestor municipal cedeu um espaço e um servidor público que atuará como braço operacional da entidade.

 

A iniciativa foi desdobramento de convênio assinado entre o Sistema e a Prefeitura de Tucuruí em 2018, por ocasião de um intercâmbio. Na programação, uma comitiva liderada pelo prefeito Artur Brito e outras autoridades, empresários, presidentes de cooperativas, associações e sindicatos de Tucuruí, visitou a CAMTA. O Presidente da OCB/PA, Ernandes Raiol, e o Prefeito tucuruiense assinaram um Termo de Cooperação Técnica visando reaquecer a economia do município através do cooperativismo.

 

O Sistema OCB/PA já atua na região, mas a distância geográfica da capital dificulta o acompanhamento e o assessoramento técnico da entidade, em especial pelo número limitado de servidores. Com a mediação do secretário de planejamento e desenvolvimento econômico (SEPLADES), Hernandes Vaz e do secretário adjunto da pasta, Midson Cardoso, o prefeito Artur Brito autorizou a cessão do espaço localizado no prédio da prefeitura, assim como o servidor que será capacitado pela OCB/PA com especialização em cooperativismo.

 

O escritório regional funcionará com identificação e todos os serviços disponibilizados pela organização. “Visamos a criação de politicas públicas para apoio, incentivo e fomento das cooperativas para geração de renda à nossa população, diretrizes estas que já constam no plano diretor e na lei orgânica do município e que estamos ajustando melhor à nova estrutura organizacional da cidade. Portanto, a OCB é bem-vinda em Tucuruí”, explicou o Prefeito Artur Brito.

 

A previsão é que o atendimento regular já ocorra a partir de abril. O espaço está sendo reformado concomitantemente à qualificação do técnico Fágner Brito, servidor escolhido para ocupar a função. Ele será um dos alunos participantes do próximo MBA em Gestão de Cooperativas a ocorrer na região Oeste.

 

 “Tivemos a oportunidade de participar diretamente das negociações para consolidarmos a presença física do Sistema OCB/PA no município, o que não estava previsto inicialmente no convênio assinado. Porém, entendemos que é estratégico para o crescimento das cooperativas. Por isso, será um dos únicos órgãos exteriores aos integrantes da administração pública municipal que atuam dentro da prefeitura, à exemplo do Sebrae/PA”, enfatizam os dois secretários da SEPLADE.

 

 

 

 

Economia

Além da usina hidrelétrica, principal fonte econômica do município, Tucuruí também se desenvolve em outros setores. No setor primário, predominam o setor universitário, o extrativismo vegetal, a agricultura rudimentar, a pecuária extensiva e a pesca. No setor secundário, destaca-se a indústria de laticínios, que abastece a região com leites, iogurtes e queijos. O setor terciário, predominante no município, apresenta comércio diversificado e serviços. Em relação aos ramos de negócio, há cooperativas de pescado, agricultura familiar, leite, costureiras e transporte.

 

“Grande parcela está paralisada ou inativa. A partir do escritório local que a prefeitura está nos ajudando a implantar, estruturaremos um plano de atuação para agregá-las, organizá-las e profissionalizá-las. A iniciativa da prefeitura já mostra um grande avanço no sentido de desenvolver o setor não só em Tucuruí, mas em toda a região. Outros municípios no raio de influência geopolítica também serão beneficiados”, afirmou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

Um dos destaques no município é a Cooperativa de Transporte Rodoviário de Passageiros, Frete e Turismo da Região Sul e Sudeste do Pará (Comaspa), que completa 23 anos em 2019. Atualmente, a cooperativa possui 116 cooperados e 4 empregados, beneficiando mais de 300 pessoas direta e indiretamente. Todos os dias, são trabalhadas 9 linhas registradas na Arcon que atendem 12 municípios com 80 veículos de tecnologia de ponta.

 

“A COOMASPA é um bom exemplo de que, quando trabalho de maneira organizada e profissional, o cooperativismo dá muito certo. A singular está se consolidando no município como referência no setor de transporte ao criar uma cultura da cooperação a se perpetuar para as próximas gerações. Nosso intuito é replicar os mesmos resultados positivos para outros ramos cooperativistas, proporcionando condições favoráveis ao desenvolvimento socioeconômico dos tucuruienses”, reiterou Ernandes Raiol.

 

Serviço: O Escritório ficará localizado na Rua Raimundo ribeiro de Souza N° 1.

 

 

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.