OCB/PA capacita empreendimentos culturais

 

O modelo cooperativo é uma das apostas da SECULT para dinamizar a economia cultural do Pará. A Secretaria de Estado promoveu, em parceira com o Sistema OCB/PA, curso de capacitação para 50 empreendedores que participarão do 1º Parque Criativo, evento a ocorrer no próximo sábado no Parque da Residência. O objetivo é a organização dos produtores em cooperativas.   

 

O projeto Parque Criativo é um modelo de ação que engloba diversas linguagens artísticas e culturais unidas ao Empreendedorismo Criativo da Amazônia. A intenção é unir, no dia 11 de maio, 50 empreendimentos criativos do Pará, dinamizando a diversidade cultural com apresentações musicais, cênicas, atividades holísticas e botânicas.

 

Foram selecionados 10 empreendimentos de moda (vestuário e acessórios), 10 empreendimentos de artesanato (marajoara, miriti, cerâmicas tapajônicas), 10 empreendimentos da botânica (flores, produtos artesanais orgânicos e medicina amazônica), 5 food trucks e 5 sebos, discos e livraria cultural.

 

Todos os expositores da 1ª Edição do Parque Criativo participaram de diversos cursos de qualificação ofertados pelo Sebrae/PA e OCB/PA, envolvendo áreas de marketing, precificação, atendimento e institucionalização em cooperativas. Na última sexta (03), os produtores participaram do Curso de Primeiras Lições sobre cooperativismo, na sede do Sistema OCB/PA.

 

“Este é o início das ações que planejamos executar junto à SECULT, contribuindo para tornar a produção cultural paraense ainda mais efetiva, tanto como forma de preservar a identidade paraense quanto para promover as condições necessárias ao crescimento econômico dos nossos empreendedores organizados em cooperativas”, enfatizou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

No projeto, serão abrangidas as regiões de Salinas, Mosqueiro, Ananindeua, Marituba, Belém e Região Metropolitana. O Parque da Residência será aberto para a exposição de produtos criativos amazônicos e apresentações artísticas com o objetivo de fortalecer a economia no âmbito cultural, criativo e social, assim como a oferta de evento cultural com foco na ampliação de espaços para artistas.

 

“Através deste projeto, iniciamos a experiência de utilização do Parque da Residência, oferecendo à cidade de Belém um novo espaço de lazer e de dinamização econômica criativa, fortalecendo a cultura e ampliando parcerias institucionais juntamente com a sociedade civil do Estado”, enfatizou a titular da SECULT, Úrsula Vidal.

 

Serviço: A 1ª Edição do Parque Criativo ocorre no sábado (11) de 09h às 17h no Parque da Residência.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.