Dia C beneficiou 600 pessoas em Altamira

A campanha é um grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas.

 

 

Uma mão, sozinha, pouco pode. Mas quando mãos se unem para juntas promoverem atitudes simples em prol dos que precisam, o mundo se move. No último sábado (06), as cooperativas locais e seus parceiros movimentaram Altamira com  o objetivo de diminuir as mazelas sociais nas áreas de saúde, cidadania, cultura, esporte e lazer. A programação ocorreu na sede da Associação Comercial e Agropastoril de Altamira (ACIAPA).

 

O município é uma cidade pólo que recebe paraenses de toda a região sudoeste do Pará. Essa atração geográfica aumenta a demanda por serviços básicos como a saúde. Para quem recorre à rede suplementar, os altos valores inviabilizam a abrangência à população menos favorecida. No Dia C, tanto a saúde pública quanto a privada foram viabilizadas mais facilmente e de forma gratuita com a parceria da Unimed Belém e da Secretaria de Saúde.

 

Um dos voluntários foi o vice-presidente da Unimed Belém, Dr. Antônio Travessa. Já é a sexta vez que ele participa da campanha no Pará. “Tive a honra de contribuir em todas as edições do Dia C, atendendo cerca de 300 pessoas na área da cardiologia. Passamos por Santarém, Paragominas, Marabá, Bragança, Parauapebas e agora em Altamira. É sempre uma grande experiência e fazemos sempre de coração aberto, afinal, esse é o espírito do Dia C".

 

 

Durante a campanha, foi promovido um dia de atendimentos médicos, orientações cidadãs e muita alegria para a criançada, uma programação convidativa para todas as famílias do município.  No total, foram beneficiadas cerca de mil pessoas na ação. O público foi bastante plural e etnicamente diversificado pelas características locais. Ao longo de toda a região do Xingú, vivem mais de 500 indígenas e 9 tribos. É uma forte tradição histórica e cultural que também marcou presença no Dia C 2019.

 

Maria Curuaia, indígena das regiões ribeirinhas, foi uma das pessoas atendidas em Altamira. Ela aproveitou a campanha para levar o seu filho ao cardiologista, se consultou com a equipe nutricional, mediu a pressão arterial e ainda retocou sobrancelhas e unhas na seção de beleza.

 

“O Dia C chegou em uma hora excelente. Desde 2012, meu filho vem sofrendo em consequência de uma febre reumática e enfrentamos muitas dificuldades para encontrar consultas médicas. Aqui, tivemos atendimento rápido e gratuito. O médico identificou que meu filho provavelmente precisará realizar uma cirurgia. Então vamos começar a tratar e cuidar para que ele fique totalmente curado".

 

 

 

 

A campanha foi promovida pelo Sistema OCB/PA, Sicredi Norte MT/PA e Associação Comercial e Agropastoril de Altamira (ACIAPA). Também contou com uma rede de parceiros estratégicos como a COOTAIT, AgroSanta Fertilizantes, Rota do Cacau, Cargill, Secretaria de Saúde, SESC, Estação Cosméticos, Siralta e JONEY LOPES e Cia.

 

“Desde o início do ano, articulamos com a ACIAPA sobre a necessidade de promovermos uma ação que impactasse o município de forma diferente. Conseguimos agregar diversos parceiros que acreditam nessa causa, fazendo com que nossos projetos pudessem virar realidade. Não iremos parar por aqui. No próximo ano continuaremos com o Dia C e o faremos em proporção ainda maior”, destacou a gerente do Sicredi Norte MT/PA, Rosilene Pavão.

 

 

A CAMPANHA

O Dia C é um grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas. Todos os anos, cerca de 1,5 mil cooperativas beneficiam mais de dois milhões de pessoas, por meio do trabalho de quase 121 mil voluntários.

 

“Essa iniciativa da OCB se encaixou perfeitamente com o que entendemos de preocupação com a comunidade e, por isso, foi um sucesso. Estamos muito felizes em poder contribuir com o nosso município, abrindo nossas portas para que a população possa usufruir de todos esses serviços”, completou o presidente da ACIAPA, Odair de Pinho.

 

 

No Pará, Altamira foi a sede oficial do Dia C, que também ocorreu em Irituia, Santarém, Castanhal e Paragominas. “Podemos construir uma sociedade melhor se todos trabalharmos juntos. O resultado foi excelente. Temos a convicção de que a semente foi plantada e Altamira dará continuidade permanente a esta grande corrente de voluntariado”, enfatizou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.