COOPTRANSALTO se consolida no transporte público de Outeiro

 

Credibilidade, organização e atendimento são alguns dos atributos observados diariamente pela Cooperativa de Profissionais Autônomos no Transporte de Passageiros e Turismo de Outeiro (COOPTRANSALTO).  Cerca de 95% dos condutores são formados na qualificação específica, o que a torna uma referência do ramo no Estado. Na última terça (06), os cooperados receberam a renovação anual do certificado de regularização no Sistema OCB/PA das mãos do presidente Ernandes Raiol.

 

No total, 26 vans circulam na rota Outeiro-Icoaraci. Mais de 4 mil paraenses são atendidos diariamente apenas pela cooperativa. São 33 cooperados, 47 motoristas auxiliares, 36 cobradores e um funcionário. Com uma população total de aproximadamente 82 mil pessoas, o município carece de maiores alternativas de transporte público.

 

“Temos a parceria com a OCB desde 2009, entidade que vem nos ajudando a direcionar a organização social e profissionalização dos nossos associados. Muitas cooperativas não trabalham, de fato, o cooperativismo em si. Por isso buscamos sempre a orientação da entidade com seus cursos e assessoria, tanto no âmbito jurídico quando político”, afirmou o presidente da COOPTRANSALTO, Itanael Lopes.

 

 

Atualmente, a maior demanda da cooperativa é a regulamentação do transporte público complementar na região metropolitana de Belém. A câmara municipal alterou a Lei Orgânica do município referente ao artigo 147, que trata do planejamento, gerenciamento, regulação, controle e fiscalização do sistema de transporte e do tráfego urbano, atividades que são de competência municipal. Falta apenas a regulamentação da Prefeitura de Belém.

 

A partir da aprovação, o município pode delegar a operação e prestação do serviço de transporte e outros serviços de gerenciamento à pessoa jurídica, por meio de prévia licitação pública de concessão ou permissão de serviços públicos, nos termos da legislação específica.

 

“Vamos disputar essa fatia no mercado. Hoje temos estrutura sólida e condições para prestar o melhor serviço para a população. Estamos esperando apenas a prefeitura liberar o edital com os requisitos acerca dos veículos para nos adequarmos às novas exigências e renovarmos a frota. Enquanto isso, estamos operando, nos estruturando e qualificando os operadores.”, completou Itanael.

 

Regularidade

Na oportunidade, os cooperados se reuniram na sede da cooperativa para receber a equipe do Sistema OCB/PA. O presidente Raiol apresentou a entidade, o trabalho que vem sido desenvolvido no fomento ao ramo, capacitação profissional, assim como as articulações políticas para fortalecimento do setor e melhoria de acesso ao mercado.

 

Também foi entregue o certificado de regularidade da cooperativa. De acordo com a legislação cooperativista, todas as singulares devem renovar essa certificação anualmente. A COOPTRANSALTO vem cumprindo com todas as suas obrigações.

 

“Sem dúvidas, é uma das referências no segmento. Estamos trabalhando juntos para aumentar a capacidade técnica da cooperativa, ampliando rotas e localidades beneficiadas pelos seus serviços. Também temos avançado na representação política, articulando a retomada da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo Paraense”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.