Cooperativas comemoram estreia no 6º Chocolat Festival

Acima das expectativas”. Essa foi a expressão geral de felicidade das cooperativas ao participarem da 6ª edição do Chocolat Festival e Flor Pará, que começou nesta quinta (19) e segue até o dia 22 de setembro, no Hangar. No total, 10 cooperativas expõem seus produtos e histórias no Espaço do Cooperativismo.

Direto de Medicilândia, com 13 anos de mercado, 30 cooperados e uma série de superações e reconquistas, a Cooperativa de Produtos Orgânicos da Amazônia (Coopoam), levou toda a sua variedade de produção para expor no evento. “Pela primeira vez, temos um estande só nosso, com a nossa equipe. Nosso objetivo é mostrar os nossos produtos diferenciados, trocar informações e, quem sabe, construir um novo caminho para a expansão da cooperativa. Estamos realmente muito felizes”, contou Magda Vronski, sócia e engenheira agrônoma da Coopoam.

Com a proposta de promover a cultura regional e sustentável, a Cooperativa D’Irituia – que iniciou recentemente a produção cacaueira, começa a dar os primeiros passos na produção de chocolates artesanais 100% e cacau em pó nativo. “A cooperativa já está acostumada a participar de feiras de exposição, mas nenhuma se compara a esse Festival. Trouxemos um bom estoque, mas já vamos precisar de mais para atender a demanda dos próximos dias”, comentou a cooperada Cristina Lima, da Cooperativa D’Irituia.

Veterana no Festival, a Cooperativa Alternativa Mista dos Pequenos Produtores do Alto Xingu (Camppax), de São Félix do Xingu, trouxe castanha do Pará, amêndoas de cacau e jaborandi. Para o presidente da Camppax, Raimundo Freire, o Festival é uma oportunidade de crescimento tanto nos negócios como de motivação. “Cada vez que estamos aqui, nos sentimos mais confiantes, ganhamos mais conhecimento e vislumbramos melhores oportunidades. Hoje, o nosso trabalho gira 70% em torno da amêndoa de cacau. Precisamos ampliar. O próximo passo será a produção de nibs”, adiantou.

Os nibs de cacau são os grãos tostados, descascados e quebrados. São ricos em polifenóis e magnésio, mineral importantíssimo para 300 reações bioquímicas no corpo humano. Os benefícios diretos estão relacionados ao aparelho cardiovascular, melhora a memória, reduz a pressão arterial e melhora até o humor.

“Temos uma produção de alta qualidade e é por isso que, a cada ano, ampliamos a nossa participação aqui no Festival: para mostrar os produtos e as formas de produção das nossas cooperativas. Isso faz toda a diferença. Falar de sustentabilidade, sem falar de cultura, sem falar do modo de produção, das relações e contextos em que são produzidos, seria como deixar de falar da nossa verdadeira essência e espírito cooperativista”, enfatizou Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB-PA. 

Também participam a COOPRIMA, de Primavera; COOPERCAU, de Novo Repartimento; COOPERTUC, de Tucumã; CAMTA, de Tomé-Açu; CASP, de Vigia; CART, de Tailândia; e COOPATRANS, de Medicilândia.

O 6º Chocolat Festival é uma realização do Governo do Estado e conta com o apoio do Sistema OCB-PA. Reuni a cadeia produtiva do cacau, flores e joias, com produtores artesanais, cooperados, fabricantes de chocolate, designers e floricultores. A expectativa é mais de 60 mil pessoas visitem o evento durante os quatro dias de exposição.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.