Trabalho, Produção de Bens e Serviços

Aqui está a maior das mudanças no processo de modernização. Esta é a nova denominação do antigo Ramo Trabalho. A partir de agora, esse novo ramo engloba as cooperativas que prestam serviços especializados a terceiros ou que produzem bens tais como beneficiamento de material reciclável e artesanatos, por exemplo. Ele reúne todas as cooperativas de professores e dos antigos ramos: produção, mineral, parte do turismo e lazer e, por fim, especial.

EMPREENDEDORISMO COLETIVO

Trabalho

O novo ramo denominado Trabalho, Produção de Bens e Serviços veio para unificar cooperativas que estavam representadas em diferentes categorias mas que possuem uma característica comum: prestam serviços especializados a terceiros ou produzem bens.

Com esta simplificação, temos num mesmo grupo um trabalho voltado a todas as cooperativas de professores e também das que estavam nos antigos ramos Produção, Mineral, parte do Turismo e Lazer (pois algumas são enquadradas como ramo Transporte) e, por fim, do antigo ramo especial.

INSERÇÃO EM FOCO
coops do antigo ramo Especial
Aqui entram as cooperativas com uma importante função social: promover a cidadania de pessoas vulneráveis. Essas cooperativas se dedicam à inserção no mundo do trabalho, à geração de renda e à conquista da cidadania para pessoas com deficiência, pacientes psiquiátricos, dependentes químicos, egressos do sistema prisional, pessoas em cumprimento de penas alternativas, adolescentes em idade adequada ao trabalho. Unindo-se em cooperativas, eles ganham uma oportunidade de trabalho, tornam-se economicamente produtivos e, assim, conseguem ajudar financeiramente suas famílias.
DESENVOLVIMENTO EM FOCO
coops do antigo ramo Produção

Estas cooperativas, além de transformarem trabalhadores em empreendedores, unem o capital (posse dos bens de produção) à mão de obra. Nelas, é preciso produzir — com o suor do próprio trabalho — para ser dono do negócio. Além disso, essas instituições não buscam o lucro, mas a melhoria da qualidade do trabalho e a remuneração de todos.

Esse tipo de cooperativa costuma ser constituída nas seguintes situações:

  • Quando um assalariado quer deixar esta condição e constituir seu próprio negócio.
  • Quando uma empresa entra em falência. Nesse caso os empregados se juntam e criam a cooperativa para manter seus postos de trabalho.
  • Quando um grupo de pessoas não consegue encontrar espaço no mercado de trabalho.

Os segmentos de atuação mais frequentes são a produção de eletrodomésticos, tecidos móveis e outros bens de consumo.

COOPERAÇÃO COM SUSTENTABILIDADE
coops do antigo ramo Mineral

Na prática, as cooperativas minerais têm a finalidade de pesquisar, extrair, lavrar, industrializar, comercializar, importar e exportar produtos minerais. Tudo isso de forma sustentável, preservando o meio ambiente e promovendo a melhoria das vidas de seus cooperados por meio da oferta de serviços de saúde, profissionalização e educação cooperativista.

DE OLHO NO FUTURO
coops do antigo ramo Turismo e Lazer

 

Qualidade de vida também está relacionado a turismo e lazer. Este ramo reúne as cooperativas que prestam serviços de entretenimento para seus associados. De viagens a eventos artísticos e esportivos, esses empreendimentos oferecem opções mais baratas e educativas, além de contribuírem para que as comunidades explorem todo o seu potencial turístico. Lembrando que parte das coops antes enquadradas como Lazer e Turismo agora fazem parte do ramo Transporte.

 

 
Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.