Campanha estimula a compra em cooperativas

 

A população em geral e instituições públicas podem conferir e ajudar os empreendimentos coletivos do seu município

As cooperativas carregam a marca da regionalidade dos negócios locais. Fortalecê-las é contribuir para a sustentabilidade de toda a economia estadual. Por isso, a campanha #CompredeCooperativa, do Sistema OCB/PA, busca estimular o interesse da comunidade, gestores municipais, instituições públicas e privadas para a importância de continuar adquirindo a produção e os serviços oferecidos pelas singulares paraenses.

 

De acordo com levantamento feito pelo Sistema OCB/PA sobre os impactos da COVID-19 nas cooperativas do Estado, 37% delas tiveram perdas em seus negócios, 31% já tiveram suspensão de entrega de produtos e serviços e 7% já precisaram demitir colaboradores.

 

A principal dificuldade enfrentada pelas cooperativas (57%) continua sendo a baixa circulação de usuários e consumidores. Também foram levantadas as limitações de não recebimento da venda da produção; Baixa comercialização; Queda na venda e na produção dos agricultores; A impossibilidade de aglomeração dos cooperados para realizar as atividades.

 

“Na Agricultura Familiar o que é produzido, normalmente, tem que ser comercializado de imediato, principalmente frutas e verduras. Cada produção não comercializada nos impede de novo plantio, o que compromete a continuidade dos nossos negócios”, enfatizou o presidente da Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (CASP), Antônio Alcoforado.

 

Para aderir à campanha, basta acessar o site paracooperativo.coop.br/sistema-ocb-pa/cooperativas, identificar todas as cooperativas atuantes no seu município, os ramos de atividade em que atuam e os produtos e serviços que disponibilizam. Demais dúvidas e orientações podem ser feitas diretamente com a equipe técnica do Sistema OCB/PA, pelo contato: (91) 99305-0160.

 

PARAGOMINAS

A Prefeitura de Paragominas foi a primeira a aderir à campanha. Os mais de 22 mil alunos da rede municipal de ensino estão recebendo kits contendo produtos da agricultura familiar. No total, serão distribuídos mais de 8 toneladas de alimentos pela Prefeitura. Só a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Uraim e Condomínio Rural de Paragominas (Cooperuraim) preparou mais de 19 mil kits.

 

O objetivo é que a preparação dos alimentos seja feita em casa, evitando-se aglomerações nas escolas. Por isso, a distribuição tem sido feita de porta em porta. A iniciativa também visa garantir a renda dos agricultores familiares do município, mantendo o contrato que possuem com a Prefeitura.

 

“A entrega produtos já está sendo feita. Alguns já tinham sido até entregues às escolas e, como temos o compromisso com pequenos produtores, não poderíamos perder os alimentos. As famílias terão a oportunidade de receber em suas casas o alimento nutritivo que os filhos teriam dentro das nossas escolas”, reiterou o Prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins.

 

A ação também segue a Lei 13.987/2020 que garante a distribuição de alimentos para os alunos beneficiados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em situações de emergência e calamidade pública. A proposta busca suprir a necessidade de estudantes que se encontram afastados das escolas em razão da suspensão das aulas devido pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

 

 “Agradecemos a parceria da prefeitura local, nossa apoiadora, que entendeu a importância de manter a compra dos produtos, um bom exemplo para todas as gestões municipais no Estado que também precisam olhar com cuidado para os produtores rurais”, enfatizou o presidente da Cooperuraim, Fabiano Andrade.

 

AS COOPERATIVAS

No Pará, são mais de 220 cooperativas registradas, ultrapassando os 93 mil cooperados e cerca de 4 mil empregos diretos. As singulares atuam em praticamente todos os segmentos econômicos, tais como agropecuário, crédito, educação, transporte, saúde, mineração, trabalho, produção de bens e serviços, reciclagem, turismo, energia e artesanato.

 

“Quero incentivar especialmente os prefeitos dos municípios, que verifiquem as cooperativas atuantes na sua cidade. São pequenos produtores, artesãos, costureiras, motoristas e tantos outros empreendedores que tiveram sua comercialização prejudicada e que dependem do nosso apoio.  Vamos todos contribuir para a economia do nosso Estado continuar girando!”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.