Em razão do avanço da pandemia de covid-19 e das medidas restritivas para contê-la, muitas famílias se viram sem garantia de renda. Para amenizar esse cenário, a Cooperativa de Pequenos Produtores Rurais do Uraim e Condomínio Rural de Paragominas (Cooperuraim) entregou mais de 300 kits com produtos da agricultura familiar nas comunidades de Aragão e Ouro Preto, no município de Paragominas.
Cerca de 300 moradores das localidades foram beneficiados pela ação de responsabilidade social, que é realizada pela cooperativa pelo menos uma vez por semestre. Cada cesta solidária foi composta por 1 quilo de polpa de fruta, 1 quilo de macaxeira e 500 gramas de limão.
“A cooperação é uma das principais armas contra a covid-19. Nossa atitude pode ser simples, mas esperamos que possa inspirar muita gente a pensar em coletividade”, enfatiza o presidente da Cooperuraim, Fabiano Andrade.
Parceria com a prefeitura
Por meio da parceria com a prefeitura de Paragominas, os mais de 22 mil alunos da rede municipal de ensino receberam kits contendo produtos da agricultura familiar. Só a Cooperuraim preparou mais de 19 mil kits.
A iniciativa visa garantir a alimentação dos alunos mais carentes com as aulas suspensas e a renda dos agricultores familiares do município, mantendo o contrato que possuem com a prefeitura.
“Agradecemos a parceria da prefeitura local, nossa parceira, que entendeu a importância de manter a compra dos produtos, um bom exemplo para todas as gestões municipais no Estado que também precisam olhar com cuidado para os produtores rurais”, pontua Fabiano.
Atualmente, a Cooperuraim possui 48 associados e atua na produção de frutas, legumes e polpas de fruta.