Sicoob Cooesa realiza AGO por meio virtual

 

A cooperativa foi a primeira no Estado a realizar as Assembleias Geral Ordinária e Extraordinária por chamada de vídeo, seguindo medidas preventivas dos órgãos de saúde e as orientações recomendadas pelo Sistema OCB. Uma das pautas foi a eleição do Conselho de Administração, que elegeu Márcia Rejane Moutinho Ramos e após aprovação do Banco Central, ela assume o mandato de quatro anos na cooperativa.


As assembleias da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Estado do Pará (Sicoob Cooesa) ocorreram no dia 30 de abril. Aproximadamente 40 pessoas participaram. Desse total, 28 delegados tiveram participação efetiva na votação do Conselho de Administração.

 

“O nosso desafio como gestores mediante essa crise é nos reinventar para que os cooperados sejam protegidos e resguardados. Quem tem que achar soluções para esses desafios somos nós, gestores. Temos que trabalhar para o melhor do associado, essa foi nossa lição durante a programação”, disse a diretora-superintendente da Sicoob Cooesa, Andréa Almeida.

 

Os principais itens discutidos durante a Assembleia Ordinária e Extraordinária foram: prestação de contas do exercício anterior (relatório de gestão), balanço patrimonial, relatório da auditoria externa, demonstrativo das sobras e mudanças na forma de resgate eventual do capital social em caso de doença grave. Além disso, a votação dos membros do conselho de administração, que acontece sempre a cada 4 anos, ocorreu, pela primeira vez, por via online.

 

Também foram apresentadas ações do Instituto Sicoob, propostas de alterações de alguns artigos solicitados pelo Banco Central, ajuste do estatuto conforme a lei e a alteração do endereço. Isso porque desde o dia 8 de abril a sede da cooperativa foi instalada na Avenida Generalíssimo Deodoro, 391, entre Diogo Móia e Antônio Barreto.

 

O coordenador da Central Sicoob, Sérgio Gini, esteve presente e auxiliou no andamento do evento. Um dos profissionais, podendo ser um conselheiro ou um contador, é quem fazia as devidas justificativas e ao término dos debates se abria a votação. Cada delegado creditava seu voto no chat, que era aprovado ou não aprovado.

 

“Foi algo inovador, produtivo, objetivo, esclarecedor e com a participação de todos. Então o conselho optou em fazer e manter a data, nos reinventarmos e utilizarmos essa ferramenta para que o cooperado pudesse receber agora no início de maio, as suas sobras, proporcional a sua movimentação financeira”, finalizou.

 

Eleição do Conselho de Administração

 

Nessa eleição só uma chapa foi inscrita e foi composta pelos seguintes membros: presidente do Conselho de Administração - Márcia Regiane Moutinho Ramos e o vice-presidente - Josué Dutra Moraes. Compondo com eles, como conselheiros efetivos: Augusto José Alencar Gamboa, Moisés Costa da Conceição, Vanda Bordallo Proença, Waldete Vasconcelos Seabra Gomes e mais três conselheiros suplentes: David Carlos Paulo de Oliveira, Candice Elizabeth Nery Silva Teixeira e Francisca Monteiro Uchôa.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.