Ações da OCB/PA em abril beneficiaram 2.244 pessoas

Com foco especial no fomento a mercado, o Sistema OCB/PA executou um plano de ações de combate aos efeitos da Covid-19 em abril. Os destaques são o desenvolvimento do aplicativo ComprasCoop.PA, a campanha #CompreDeCooperativa e o acesso ao Fundo Esperança. No relatório, confira em maiores detalhes as principais medidas.

 

No eixo Fomento a mercado, foram 24 ações, 158 pessoas atendidas e 997 beneficiadas no total, abrangendo 120 cooperativas. Além do aplicativo ComprasCoop.PA, também se fez o levantamento da Capacidade Produtiva das cooperativas CUIA, COOPER, COAFAC e COOPREVES para atendimento a demandas da mineradora Vale referentes a compras de pequenos produtores.

 

Na campanha #CompreDeCooperativa, foram feitas as divulgações dos produtos e serviços do segmento. No ramo mineral, por exemplo, as cooperativas da FECOGAT são destaques na manutenção da economia local. Em relação às agropecuárias, divulgou-se as entregas em delivery da CACAUWAY, COOPRIMA, D’IRITUIA e AMAZONCOOP A produção de máscaras das cooperativas de artesanato COOSTAFE e COOPERMODAS e a continuidade das atividades da CENCOPA e COOPTRANSALTO no ramo Transporte também foram destaques.

 

“Estamos em contato com as prefeituras dos municípios paraenses, sensibilizando sobre a importância de comprar dos pequenos produtores, dos cooperados que fazem a economia girar. São negócios coletivos que envolvem indiretamente aproximadamente 200 mil paraenses”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Nas ações de Monitoramento, foram realizadas 56 ações com 53 pessoas atendidas, 941 pessoas beneficiadas e         47 cooperativas. O foco foi o acompanhamento das singulares nas tratativas junto às instituições financeiras. Também orientou-se sobre a realização de assembleias gerais virtuais e outros procedimentos formais em cooperativas.

O Programa de Orientação Cooperativista (POC) também teve continuidade em abril, com 10 ações, 8 pessoas atendidas e 240 beneficiadas indiretamente de 7 grupos que buscavam informações sobre constituição de cooperativa ou singulares que buscavam registro junto à OCB/PA. COOPTRA, COOPERAGUABRANCA, COAFAC e COOPERFORTE foram algumas das cooperativas atendidas.

 

Em virtude das recomendações dos órgãos sanitários e decretos estaduais para combate à Covid-19, as ações de formação profissional tiveram considerável decréscimo. No entanto, ainda houve capacitações no formato de Ensino à Distância. Um desses treinamentos foi o curso Básico de Cooperativismo para 60 novos associados à cooperativa Unimed Belém.

“Tivemos de nos ajustar à realidade da situação que o país enfrenta, encontrando as melhores estratégias para auxiliar as cooperativas de acordo com as necessidades que elas mesmo levantaram. Continuaremos, nesse mesmo sentido, avaliando o cenário para tomar as melhores decisões em prol do cooperativismo paraense”, enfatizou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

Veja o documento na íntegra!

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.