Para quem era acostumado ao aconchego da proximidade, do calor humano, trabalhar de frente para uma tela não tem sido fácil. No entanto, este momento de pandemia também trouxe oportunidades, possibilidades de inovar, de se reinventar. É o que buscam os professores do Cooperjovem em Santa Izabel, que estão passando por uma série de capacitações promovidas pelo SESCOOP do Paraná e Instituto Sicoob.
Da última quarta (27) até o dia 24 de junho, 180 professores que atuam com o Programa Cooperjovem, tanto no Paraná quanto no Pará, participam de formação. Serão trabalhados os cursos Gestão das Emoções na Atualidade: o COM-TATO está diferente; Educar pela interação: Mediação e Metodologias Ativas; A Escola e a Cooperação: O ensino cooperativo em tempo de novos desafios; Pedagogia da Amorosidade como estratégia para acolher todos os estudantes.
O aplicativo ZOOM é a plataforma que vem sendo utilizada para a transmissão online. Na abertura da programação de cursos, na quarta (27), o tema discutido foi "Educação sem distância: criando situações de presença para a manutenção do nosso bem estar". A Instrutora foi Micheli Cazarolli.
A temática abordou sobre como os professores estão lidando com a situação de distanciamento do ambiente da escola, como trabalhar em casa e manter a proximidade com os alunos através do ambiente virtual. Estimulou-se a uma mudança de olhar, identificando os pontos positivos deste novo momento, tal como a maior proximidade dos pais às escolas, contribuindo para a formação mais integrada dos alunos.
“É interessante discutirmos sobre como estão se adequando à nova realidade. Tomamos um outro rumo e o momento cobra que possamos nos adaptar. Os professores estão tentando se reinventar para manter a proximidade com os alunos e não caírem em produtividade. Mesmo em um momento de dificuldade, podemos ter um olhar mais positivo”, afirmou a técnica de operações do SESCOOP/PA, Melize Borges, que participou da capacitação.
COOPERJOVEM
O Programa fomenta o cooperativismo em parceria com as escolas pela inserção de uma proposta educacional construída com os princípios, valores e a prática da cooperação. O professor recebe uma formação em cooperativismo e material de suporte para trabalhar com o tema cooperação, transitando pelas disciplinas e pelos conteúdos que já tem que ministrar.