Segundo o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), houve queda de 50% nos valores pagos pelos resíduos durante a pandemia. Somada à queda na quantidade de coleta, a vulnerabilidade entre os catadores ficou ainda mais acentuada.
Em artigo publicado pelo deputado federal Arnaldo Jardim (SP), integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), e pelo presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio, Cátilo Cândico, tratou-se sobre o assunto, que já que impacta as cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Segundo dados da Análise Econômica do Sistema OCB, em 2017 havia 1.153 associações e cooperativas de reciclagem no país. Juntas elas congregavam 28.880 catadores de resíduos sólidos. Já o Censo de 2010 indicava que no país havia cerca 400 mil catadores. O Sistema OCB congrega 97 dessas cooperativas. Os catadores foram profundamente afetados pela Covid-19, pois suas atividades foram interrompidas em função das medidas governamentais.
De acordo com o documento, muitos municípios suspenderam a coleta seletiva e o repasse dos valores de convênio ou contrato às cooperativas. Em 2018, dos 1.322 municípios brasileiros que realizavam a coleta seletiva, 52,87% contratavam associações ou cooperativas (SNIS, 2019). Como consequência, os problemas financeiros - que já eram sentidos em função do fechamento de fábricas recicladoras e grandes geradores, foram potencializados.
Em Belém, por exemplo, a cooperativa Concaves, que possui convênio com a prefeitura, possuía um volume semanal de 20 a 25 toneladas de material coletado. Agora, caiu para 12 toneladas. Com isso, a renda dos catadores também caiu em 50%.
Com esse aumento da vulnerabilidade frente à pandemia da Covid-19, o Sistema OCB em âmbito nacional atuou para incluí-los como público beneficiário da renda emergencial. Em relação à Unidade Estadual, o Sistema OCB/PA está coordenando a campanha Dia de Cooperar, que em 2020 será voltada para as cooperativas que enfrentam maiores dificuldades neste período, especialmente as de reciclagem.
ARTIGO
Confira aqui a opinião do deputado Arnaldo Jardim e do presidente Abralatas sobre a situação desse setor.
Fonte: Poder 360