O primeiro projeto que visa à incubação de cooperativas do Sistema OCB/PA, o Incubcoop, iniciou esta semana a 3ª e última etapa com a cooperativa Unica, do segmento de trabalho, produção de bens e serviços. Isso significa que, em breve, a singular estará totalmente apta a levantar voo de maneira legal, organizada e segura.
Segundo o coordenador do projeto, Fabiano Oliveira, a cooperativa seguiu todas as fases de legalização, organização e chega à etapa de maturação de forma consistente. “É importante ressaltar que preparar a cooperativa para este momento, com uma estabilidade contábil e com a consciência da importância de manter esse fluxo correto, permite ao empreendimento maiores chances de acessar mercados, concorrer a processos de licitação e até linhas de crédito”, explica.
A Unica foi a primeira cooperativa a iniciar do zero. Procurou o Sistema OCB/PA para entender o que era, como funcionava um empreendimento cooperativo e de que forma poderia adequar a ideia de negócio para acessar mercados específicos. A assembleia de constituição ocorreu na sede do Sistema, em Belém, no dia 18 de outubro de 2019, mas por conta da transição do sistema da Junta Comercial do Pará, a data de constituição ficou oficialmente no dia 23 de março de 2020 e, no dia 8 de junho, saiu a certidão que faltava para formalizar integralmente a cooperativa no rol dos 100% habilitados.
A cooperativa está trabalhando também na conclusão do planejamento estratégico. Segundo Alysson Carvalho, presidente da Unica, está 65% pronto e a meta é finalizá-lo até o final do mês. “Estamos aproveitando esse momento da pandemia para nos dedicar essa questão de documentação. Essa semana saiu certidão que estava faltando. Então, já vamos dar entrada ao credenciamento junto ao Sistema OCB/PA. Também já estamos cadastrados no sistema do governo para participar de licitações e entrarmos em contato com a Agência Nacional de Extensão Rural para nos credenciarmos como prestadores oficiais de serviços de assistência e extensão rural. Tudo isso foi possível porque recebemos todo o apoio do Incubcoop para que os processos seguissem corretos e dentro do tempo possível. Estamos todos muito felizes!”, conta.
O INCUBCOOP
O foco são cooperativas com baixo rendimento financeiro e que, em geral, estejam atuantes nos ramos da agricultura familiar, produção de bens e serviços (catadores de resíduos sólidos), mineral e transporte. O Incubcoop auxilia em todo o processo administrativo e contábil a um preço de custo que varia de acordo com cada cooperativa.
“O projeto fomenta a construção de uma cultura organizacional, alinhada a pilares administrativos de gestão e contabilidade, com o foco em cooperativas de baixo rendimento financeiro. É uma resposta às necessidades das cooperativas na sua estruturação contábil, algo que identificamos no nosso Diagnóstico e no levantamento feito sobre os impactos econômicos da Covid-19”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.