O grande destaque foi a área de monitoramento, que beneficiou 2.165 pessoas direta e indiretamente. Uma das ações realizadas foi o acompanhamento de cooperativas nos processos de contato com instituições financeiras para acesso ao crédito. Nas área de fomento a mercado, os focos foram os editais da CONAB e da UFRA.
Nas ações de Monitoramento, foram realizadas 62 ações com 99 pessoas atendidas e 2.165 pessoas beneficiadas de 58 cooperativas. A equipe técnica do Sistema OCB/PA fez o acompanhamento de 40 singulares no processo de evolução de negociação com instituições financeiras no acesso a financiamentos. Também foi feito contato com o Banco da Amazônia, BANPARÁ, BNDES e cooperativas financeiras.
“Ainda estamos em contato direto com as cooperativas demandantes, mas identificamos que muitas estão esbarrando em aspectos contábeis, não preenchendo requisitos documentais mínimos. Com base nisso, iremos executar um plano de ação para auxiliá-las no devido enquadramento burocrático por meio de capacitações e consultorias”, explicou o gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/PA, Diego Andrade.
No eixo Fomento a mercado, foram 18 ações, 19 pessoas atendidas e 1121 beneficiadas no total, abrangendo 14 cooperativas. Como uma das ações que está articulando com entidades para minimizar os impactos do COVID-19, o Sistema OCB/PA consolidou parceria com a UFRA. Por meio do PAA na modalidade compra institucional, cooperativas poderão oferecer a produção hortifrutigranjeira para a universidade. Singulares interessadas devem mandar os orçamentos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Em outra medida a fomento de novos mercados, o Sistema OCB/PA orientou agricultores familiares organizados em cooperativas para participarem do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea. Os produtos serão adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e doados às pessoas com insegurança alimentar.
O Programa de Orientação Cooperativista (POC) também teve continuidade em abril, com 8 ações, 9 pessoas atendidas e 230 beneficiadas indiretamente de 6 grupos que buscavam informações sobre constituição de cooperativa ou singulares que buscavam registro junto à OCB/PA.
Em virtude das recomendações dos órgãos sanitários e decretos estaduais para combate à Covid-19, as ações de formação profissional tiveram considerável decréscimo. No entanto, ainda houve capacitações no formato de Ensino à Distância. Um desses treinamentos a Oficina sobre Propostas de Venda ao PAA, ministrada à diretoria de cooperativas do ramo agropecuário.
“Também estamos solicitando, junto às empresas prestadoras de serviços de formação profissional, a virtualização das capacitações, para que, ainda mesmo num momento de incertezas, continuarmos a atender as demandas de nossas cooperativas”, enfatizou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.
Já na área de Promoção Social, a campanha Dia de Cooperar também está atuando para mitigar os efeitos do Covid-19 em cooperativas com maior vulnerabilidade social. O movimento está arrecadando cestas básicas e itens de higienização para cooperativas em todo o Estado. As doações podem ser feitas em pontos específicos ou por meio de transferência bancária.
“Estamos atuando em todas as frentes para auxiliar as cooperativas. É importante, sim, promover condições favoráveis ao desenvolvimento de novos mercados para a sustentabilidade dos negócios, mas há cooperativas enfrentando necessidades mais urgentes e básicas. Por isso, também vamos contribuir neste sentido por meio do Dia C”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.