Campo e Tecnologia. Essas duas palavras por muito tempo pareceram opostas, mas, hoje, estão cada vez mais interligadas. O aplicativo Compras Coop PA é a prova de que é possível, ou melhor, inevitável que ambas andem juntas. No último sábado (04), o Sistema OCB/PA e a UFRA realizaram o lançamento do aplicativo na Feira da COOPERURAIM em Paragominas.
Paragominas foi o primeiro dos municípios que receberão feiras da agricultura familiar para a apresentação do aplicativo aos produtores e à comunidade. No município, a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Uraim e Condomínio Rural de Paragominas (Cooperuraim) foi a beneficiada. No aplicativo é possível identificar as próximas feiras.
A pandemia já havia mostrado o quanto os produtores precisavam melhor aproveitar as plataformas digitais com um canal de comercialização, mas a falta de recursos tecnológicos impossibilitava esse desenvolvimento. O aplicativo ComprasCoop-PA foi estruturado justamente para sanar essa demanda.
Após a conclusão da primeira fase de desenvolvimento do aplicativo, o Sistema OCB/PA e a UFRA iniciaram o contato com a COOPERURAIM para fazer o repasse das informações. Inicialmente, como em todo novo e desafiador projeto, os produtores da COOPERURAIM estavam receosos. Questionava-se se, de fato, conseguiriam se adaptar à ferramenta, se teria utilidade prática no seu trabalho, se atenderia às suas necessidades.
“Sabíamos que era necessário trabalhar com o delivery, mas para as cooperativas foi mais difícil. Confesso que quando comecei a manusear o aplicativo, duvidei se teria uma boa aceitação entre os produtores, mas eles já estão bem entusiasmados. Baixaram o aplicativo, diminuíram o preço inseriram uma quantidade grande de produtos no aplicativo. Isso veio para somar muito com a agricultura familiar”, explicou a diretora administrativa da COOPERURAIM, Samara Costa.
No lançamento do App, participaram a diretoria da COOPERURAIM; o Prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins; a deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Nilse Pinheiro; o Secretário de Agricultura do Município, Breno Colonnelli; o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol; o reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Marcel Botelho; o pró-reitor adjunto de Extensão da UFRA, professor Jonas Castro; o vice-diretor do Campus, Douglas Oliveira; o gerente do escritório regional do SEBRAE/PA, Igo Silva; o professor do campus de Capitão Poço, José Romano.
“Não há razão para ter uma universidade produzindo para prateleira, para bibliotecas. O conhecimento deve ser prático e efetivo. Essa é a minha visão de universidade, baseada em uma gestão transformadora e em pilares como a inclusão. Estamos incluindo a universidade na sociedade, abrindo as portas e fazendo a diferença”, enfatizou o reitor da UFRA, Marcel Botelho.
O usuário do aplicativo pode acompanhar onde as feiras estão instaladas, quais os produtos oferecidos e as opções de pagamento. Uma vez feita a encomenda, o comprador se dirige ao local apenas para buscar o produto, no sistema drive thru. Desta forma, evita-se aglomeração de pessoas para resguardar a saúde tanto dos consumidores quanto dos cooperados.
“Em tempos tão difíceis que demandam uma nova postura de todos, a plataforma garante segurança e agilidade para o consumidor, assim como um canal de comercialização para os produtores. Todos estão de parabéns pelo resultado que geram, não somente às cooperativas, mas a toda a comunidade”, comentou a deputada Nilse Pinheiro.
O aplicativo Compras Coop-Pa já está disponível para o sistema operacional Android e será posteriormente desenvolvido para o IOs. Foi desenvolvido no Laboratório BPM Lab (Business Process Management Lab) da UFRA, com a do pró-reitor adjunto de extensão, Jonas Castro, em conjunto com o professor Fábio Bezerra. O projeto é um dos desdobramento de termo de cooperação técnica assinado entre a Universidade e o Sistema OCB/PA, que já previa a elaboração da ferramenta.
“É um prazer imenso, no dia Internacional do Cooperativismo, entregar este presente a todos os nossos cooperados. Tenho certeza que este momento vai ser lembrado. Aqui, novamente, em Paragominas, estamos fazendo história. É um município referência não só para o agronegócio empresarial, mas também familiar. Será um modelo para o restante do Brasil e do Pará”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.