IncubCoop auxiliou na melhoria do gerenciamento contábil da COOPASMIG em 80%

Por um lado, alta produtividade em culturas como milho verde e derivados da mandioca. Por outro, uma imensa dificuldade em organizar sua vida financeira e contábil. O Incubcoop, projeto do Sistema OCB/PA, veio justamente auxiliar a COOPASMIG nessa demanda. Os resultados obtidos no último exercício foram apresentados em Assembleia Geral Ordinária (AGO) da cooperativa.

Em funcionamento desde junho de 2017, a Cooperativa de Produção dos Agricultores Familiares do Município de São Miguel do Guamá (COOPASMIG) é reconhecida como a maior produtora de milho verde no estado. No entanto, não conseguia organizar as próprias contas. Havia dificuldade em saber, realmente, quais eram os ganhos e as despesas da instituição.

O IncubCoop vem auxiliando algumas cooperativas paraenses nesse acompanhamento administrativo, financeiro e contábil de singulares em constituição e das que possuem dificuldade para se desenvolver.

“A partir do levantamento feito através do Diagnóstico e dos indicadores apontados pelos nossos programas de monitoramento, identificamos a necessidade de implementar ações mais efetivas para a organização social e financeira dessas cooperativas. São cooperativas constituídas há um bom tempo e que não conseguem se desenvolver devido à essas dificuldades”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Em um ano de atendimento, iniciado em janeiro de 2020, a COOPASMIG, a melhora nesta área já foi de 80%. “Essa parceria nos ajudou muito. Hoje estamos com as contas organizadas. Sabemos quanto gastamos e faturamos. Fazer parte da incubadora aperfeiçoou nossa organização contábil e aprimorou nossa gestão financeira. Assim, conseguimos ter mais transparência para os cooperados”, afirma Maria Santos, presidente da COOPASMIG.

Com esta área essencial para a manutenção do negócio mais organizada, a cooperativa se planeja para mais conquistas em 2021, mesmo diante dos impactos inevitáveis causados pela pandemia.

“Com a ajuda do IncubCoop, o plano para este ano é trabalhar na verticalização dos produtos, primeiramente com a construção de uma casa de farinha, seguindo todas as recomendações, com o objetivo de certificar o produto e concorrer com compras institucionais, como exige a Lei. Isso vai refletir em melhores ganhos e em uma melhor apresentação do produto ao mercado”, reitera a presidente da cooperativa.

O projeto da casa de farinha está em andamento e deve ser financiado para iniciar já no ano que vem com o apoio de vários parceiros para fortalecer as ações no município.

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