Dia C Castanhal é marcado por ações sociais e passeio ciclístico

A Cidade Modelo viveu intensamente o cooperativismo nos dias 30 de junho e 1° de julho. A Praça do Estrela foi palco principal do protagonismo cooperativista para celebrar o Dia de Cooperar com apresentações educativas, ações de cidadania, social e lazer. Em prol da cooperação, bem-estar e solidariedade, o evento foi promovido pelas cooperativas Sicredi Norte, Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC), COOPASMIG, SICOOB COOESA, Unimed Belém e Uniodonto Belém, também contou com o apoio do Sistema OCB/PA, Prefeitura de Castanhal, Instituto Embelleze, Polícia Civil do Estado do Pará, SEBRAE e Dr. Yago Charpinel.

O primeiro dia de ação foi realizado durante a tarde. A programação levou atendimentos para fortalecer a autoestima de homens e mulheres da comunidade com cortes de cabelo e designer de sobrancelhas realizados pelos voluntários do Instituto Embelleze.

Enquanto ocorria as ações de beleza, uma das principais mobilizadoras do Dia de Cooperar Castanhal, desde 2020, a CEAC realizou uma programação especial para mostrar à comunidade como o cooperativismo está transformando o futuro das crianças matriculadas nas unidades da instituição. Os alunos realizaram uma exposição baseada nas artes do artista brasileiro Romero Britto. Além disso, foram apresentadas poesias, paródias com destaque para apresentação da música tema do Dia C Castanhal em libras.

Para movimentar a noite festiva de sexta, houve o aulão de alongamento, ginástica e dança. O cantor Vando Voz e Violão finalizou a noite.
No segundo dia de ação, pela parte da manhã, os serviços oferecidos foram voltados para cidadania e saúde. Ao todo, foram 60 emissões de RG em parceria com a Polícia Civil, e 27 pessoas vacinadas com a bivalente da COVID e influenza com apoio da Secretaria Municipal de Saúde do Município.

“O Dia de Cooperar é o maior movimento de voluntariado cooperativista no Brasil, exercendo o sétimo princípio do cooperativismo que é o interesse pela comunidade com incentivo as boas práticas de saúde e bem estar, e o principal, levando cidadania para a comunidade. Castanhal vivenciou o cooperativismo dá forma mais genuína e mobilizou uma multidão em prol do voluntariado e da solidariedade”, frisou o Presidente do Sistema OCB/PA Ernandes Raiol.

 

3° Pedal da Cooperação Castanhal

Pela parte da tarde, pessoas de várias idades se concentraram na Praça do Estrela com destino à Vila do Apeú com retorno para praça, em um percurso de 16 km, onde receberam lanche e aproveitaram as aulas de dança, sorteios de kit praia e bicicletas. Aproximadamente 500 pessoas participaram entre ciclísticas, voluntários e apoio.

Para participar, os inscritos doaram 3 quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados a duas instituições sociais do município, são elas: Castelo do Sonhos, instituição social com atividades esportivas para crianças e adolescentes; e a Casa da Fraternidade, instituição de acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade.

“Esse é um momento especial dentro dos princípios do cooperativismo, que existe o compromisso com a comunidade e através desse momento que trazemos para praça esses projetos e desenvolvendo atividades, e principalmente o esporte, é que a gente fortalece o movimento. Nós acreditamos no cooperativismo e agradecendo principalmente a OCB que está a frente com todas as cooperativas”, diz o Conselheiro do Sicredi Norte, Carlos Alberto.

Veja o álbum de fotos completo: https://cutt.ly/6wuP9bTa

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.