Dia de Cooperar leva ações de saúde e lazer para o Marajó

 A beleza natural e histórica do município de Portel, no Marajó, irá receber as ações do maior movimento de voluntariado cooperativista do Brasil, o Dia de Cooperar, na Comunidade de Santo Ezequiel Moreno, nos dias 14 e 15 de julho. O evento é uma realização do Sistema OCB/PA em conjunto com as cooperativas Unimed Belém, Coopiaçá e Cooperativa Manejaí com apoio da Prefeitura de Portel.


Com uma programação voltada para as áreas de saúde, social e lazer, famílias da comunidade e do seu entorno serão beneficiadas.

No dia 14, sexta, a programação terá início às 8h, com ações de atendimento médico, emissões de documentos como a 1ª via do RG, carteira do idoso e ID JOVEM, atendimento de plantão social BPC e Bolsa Família. Além disso, serão ministradas palestra de conscientização sobre assuntos sociais e sobre condicionalidades do bolsa família e demais dúvidas.

Ao longo do dia, também serão ofertados serviços de saúde para a população como atendimento médico, psicológico, odontológico, atendimento de enfermagem voltado para o início de pré-natal, realização de coleta de PCCU, aferição de pressão e medição de glicemia. Também estará disponível vacinas contra a COVID, gripe e de rotina, exames de rápidos de COVID, gravidez, DST, Hepatite B e C. Haverá dispensação de medicamentos, preservativos e hipoclorito, palestra sobre saúde bucal e verificação de peso do Bolsa família. Para os animais domésticos da comunidade, terá a vacinação antirrábica.

Para promover a cultura e o empreendedorismo na comunidade, ainda na sexta, as cooperativas Coomflona e Mulheres de Barro irão ofertar cursos de oficinas de biojoias e reaproveitamento de madeira.

Para finalizar a programação, no dia 15, sábado, também a partir de 8h, a emissão de 1ª via do RG terá continuidade e as crianças da comunidade irão aproveitar as atividades recreativas. A COOPIAÇÁ, estará vendendo comidas típicas.

O Dia de Cooperar em Portel, no Marajó, além de fortalecer a união entre as cooperativas locais, leva para a comunidade serviços essenciais para qualidade de vida, promovendo saúde, bem-estar e atividades de lazer para quem está a 278 km de distância da capital.


“Ver que o Dia de Cooperar está atendendo regiões tão necessitadas da nossa cooperação é um sentimento indescritível. E isso só é possível pela união e dedicação de cada colaborador e parceiros que não medem esforços em busca de um mundo melhor, mais igualitário e justo através da cooperação”, disse o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Em 2020, a Comunidade Santo Ezequiel Moreno receberia pela primeira vez as ações do Dia de Cooperar, mas a pandemia do novo covid-19 impossibilitou a ação. Com a pandemia e a proibição de deslocamento dentro do município, a comunidade teve perda de comercialização da produção, tanto do açaí quanto da mandioca, ocasionando a baixa na renda dos agricultores, dessa forma, o Dia de Cooperar realizado com a doação de cestas básicas, auxiliando neste momento de aflição e dificuldade.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.