AGO 2024: números reafirmam a potencialidade das ações do Sistema OCB Pará

Seguindo o princípio de uma gestão democrática, participativa e transparente, o Sistema OCB Pará, apresentou os dados da atuação do ano que 2023, reafirmando a promoção aliada ao desenvolvimento e crescimento das cooperativas paraenses. Esses assuntos foram pautados durante a sua Assembleia Geral Ordinária, que aconteceu nesta quarta-feira,24, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.

Os temas abordados na AGO incluíram a prestação de contas do exercício de 2023, a apresentação do relatório de gestão, o parecer do conselho fiscal e auditoria, e a proposta e aprovação do orçamento anual.

Em 2023, a promoção social foi um dos principais focos de atuação, registrando um aumento de 47,03% em relação a 2022, beneficiando um total de 12.903 pessoas. Esse crescimento destaca o trabalho e a responsabilidade das cooperativas com as comunidades, além disso, a entidade executou um total de 1.095 ações, impactando 76.556 indivíduos e beneficiando 3.078 cooperativas, grupos e entidades.

De acordo com as perspectivas do Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, o período de 2024 será de organização, movimentação e trabalho, já focando no evento climático COP 30, que vai acontecer em Belém, em novembro de 2025, e que vai gerar muitos benefícios para as cooperativas.

Além disso, o presidente destacou que os resultados apresentados no relatório de gestão se dão por conta do trabalho direto feito nas cooperativas, o “face to face”.

“O evento em si, para a gente, é realmente muito importante porque a gente percebe o crescimento do cooperativismo a partir de estratégias feitas no ano anterior, com as ferramentas que nós temos, e outras ferramentas que a gente realmente possibilita essa questão para o cooperativismo. O cooperativismo representa uma das linhas rátil, nós somos uma reserva moral”, afirmou o presidente.

A AGO encerrou com uma palestra ministrada pela Gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB Nacional, Clara Maffia, em que foi discutido como a representação política pode transformar a realidade das cooperativas. Os representantes e diretores tiveram sua participação fazendo perguntas e relevantes comentários sobre o assunto.

“O sistema OCB é muito útil para o desenvolvimento de uma cooperativa, tanto no negócio quanto em outros campos de atuação. E a Assembleia Geral do OCB é o ápice, nesse momento, em que a gente pode, não só prestar contas, mas também demonstrar o que foi feito em prol dessas cooperativas. É muito importante quando a gente vê a presença e a participação de diversos dirigentes cooperativos, para que eles possam compreender que a entidade de representação deles é necessária e auxilia no seu dia a dia”, comentou.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.