Rodada de Negócios Cooperativistas fortalece o cooperativismo na região Oeste do Pará

Desenvolver um ambiente favorável para parcerias entre as cooperativas e empresários que buscam qualidade e inovação atrelados à sustentabilidade foi o objetivo da Rodada de Negócios Cooperativistas em Santarém, realizada nessa quarta-feira, 26 de junho, no Centro de Inovação da Aces Tapajós (CIAT). O evento foi promovido pelo Sistema OCB/PA, SEDEME e Prefeitura Municipal de Santarém, e contou com apoio da CIAT E Secretaria de planejamentos e desenvolvimento municipal (SEMDEC).

Cerca de 9 cooperativas de diversos segmentos, incluindo agricultura, artesanato, turismo, educação, linha de crédito e saúde, marcaram presença no evento, que teve como objetivo fortalecer o cooperativismo nas cadeias produtivas locais e estimular a abertura de mercados para os produtos e serviços de diversas atividades econômicas da região.

Francisca Camilo, técnica da OCB/PA, ressaltou os benefícios do cooperativismo para a economia local: "A partir do momento que uma empresa compra de uma cooperativa, isso fortalece a economia da região e todo mundo ganha: a Cooperativa vende a produção; a empresa economiza com logística e estrutura; e o cliente ganha por comprar um produto de qualidade e com preço justo."

Durante a Rodada de Negócios Cooperativistas em Santarém, cada cooperativa teve a oportunidade de realizar um pitch detalhado, destacando seus produtos, serviços e diferenciais, com o objetivo de atrair o interesse e fechar negócios com os empresários presentes. Participaram do encontro as cooperativas: CCAMPO, COOMFLONA, COOPADCOM, COOPAFS, CRESOL, SICREDI, COOPSÓSTENES, TURIARTE e UNIMED, juntamente com empresas como Supermercados CR, Hotel Açay, panificação Massabor e Bom Pão, e restaurantes Nossa Casa e Dom Mani.

A diretora de cooperativismo da SEDEME, Ticianny Santos, destacou a importância do evento para a comunidade: "Temos aqui cooperados e cooperadas que fazem parte de comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. A riqueza cultural e ancestral de Santarém foi valorizada e percebemos que os empresários já compram das cooperativas, mas hoje entenderam que precisam fazer mais. Comprar mais e fortalecer essa rede empreendedora local contribui para o desenvolvimento dessas famílias e comunidades."

A Rodada de Negócios Cooperativistas foi um evento mercadológico voltado ao cooperativismo nas cadeias produtivas locais e em diversas atividades socioeconômicas originárias do Baixo Amazonas, marcando um passo significativo para o desenvolvimento sustentável de serviços e produtos originários do cooperativismo paraense.

Essa ação faz parte do programa BIOCOOP, uma iniciativa voltada para desenvolver e fortalecer as cooperativas que fazem parte da sociobioeconomia do estado. O BIOCOOP tem como objetivo promover a sustentabilidade, a inclusão social e o desenvolvimento econômico por meio do apoio a cooperativas que trabalham com produtos e serviços sustentáveis. O programa incentiva práticas que valorizam a biodiversidade e os saberes tradicionais das comunidades, contribuindo para a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das populações locais.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.