O Sistema OCB/PA em parceria com a Embrapa, realizou na última semana, visita técnica nas cooperativas COAFRA, AMAZONCOOP, D’IRITUIA, COAPEMI e COOPASMIG, para acompanhar a cadeia produtiva da mandioca na região nordeste do estado. Essas cooperativas foram identificadas por meio do programa BIOCOOP, como cadeias prioritárias para receber acompanhamento técnico, devido a sua relevância econômica e potencial de desenvolvimento sustentável.
Na oportunidade a comitiva de técnicos visitou áreas de plantio, casas de farinhas e agroindústria para conhecer o funcionamento e preparar um planejamento estratégico que será desenvolvido em conjunto com os dois órgãos, para desenvolver a cadeia desde o preparo de área até a agroindustrialização. A iniciativa busca também apoio financeiro para o desenvolvimento das atividades em campo.
A visita contou com a presença do chefe Adjunto de Administração e Transferência de Tecnologia, Bruno Giovanny e o chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Fabio Barbieri, dos especialistas em agricultura familiar da Embrapa, Raimundo Brabo e Moises Modesto, das técnicas em pesquisa, Ana Vania Carvalho e Clívia Castro e a analista de operações do Sistema OCB/PA, Paola Corrêa, que vão acompanhar de perto o desenvolvimento desse projeto.
“Esse é um momento muito importante para Embrapa Amazônia Oriental e o Sistema OCB/PA, pois o nosso projeto visa a transferência de inovação sustentável, soluções em pesquisa e desenvolvimento para agricultura familiar do estado do Pará”, destacou Bruno Giovanny.