Na última semana, o Sistema OCB/PA em parceria com a DGRV, por meio do Programa Redes, realizou o levantamento de informações para o Estudo de Oportunidades entre as singulares da Central de Cooperativas CUIA, nos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis (Serra Pelada), Itupiranga, Floresta do Araguaia, São Félix do Xingú e Redenção.
O objetivo é levantar dados sobre o funcionamento, os processos e as infraestruturas da central e suas associadas que possam gerar oportunidades e perspectivas de melhorias e, consequentemente desenvolvimento para os empreendimentos coletivos do segmento da agricultura familiar.
Durante 10 dias, foram realizadas visitas técnicas in loco em cada uma das 9 cooperativas ativas da central e em uma cooperativa que está em processo de filiação. Os levantamentos foram realizados com representantes da diretoria das singulares e em algumas ocasiões contou também com a participação de cooperados do quadro social das singulares.
A equipe técnica visitou as cooperativas COOPER, COOAPAIG, Mulheres de Areia e COEX Carajás no município de Parauapebas, COOAFAC e Canaã dos Carajás, COOASP em Serra Pelada na cidade de Curionópolis, COOMAFI no município de Itupiranga, COOASAFRA na cidade de Floresta do Araguaia, COOPEFRA em Redenção - PA, e CAMPPAX no município de São Félix do Xingu.
Participaram dos levantamentos os analistas do Sistema OCB/PA, Jackeline Rocha e Deivison Pinheiro, o diretor de relacionamento institucional da Central CUIA, Milton Zimmer, o consultor da DGRV, Silvio Giusti.
“Estamos cada vez obtendo informações sobre os processos e infraestrutura das cooperativas, para que assim, o Sistema OCB/PA possa oportunizar cada vez mais, juntos com parceiros estratégicos como a DGRV o fortalecimento das cooperativas e na geração de oportunidades de mercado”, destacou o Diego Andrade.