CENCOOPA realiza AGO em Marabá

 

Os interesses políticos, econômicos e sociais referentes ao transporte em 12 municípios estiveram representados na última semana na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da CENCOOPA (Central das Cooperativas de Transporte do Estado do Pará). As pautas principais foram a prestação de contas e deliberações sobre o processo de atividade da Central para com as singulares. A reunião ocorreu na sede da COPASUL, em Marabá, com a participação do presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol e do Analista Jamerson Carvalho. A avaliação geral sobre o setor em 2017 foi positiva.

 

Na aprovação das contas, não se analisou apenas os aspectos financeiros, mas principalmente os processos de gestão. A Diretoria Executiva apresentou o que, junto aos conselhos, se efetivou de ações em prol das filiadas. Uma das conquistas foi o avanço das negociações para a regulamentação da base legal que beneficiará o transporte complementar no Estado. Se reivindica a revisão e alteração das resoluções que disciplinam a quantidade de assentos dos veículos de 28 para 32 lugares. Outro ponto é a idade dos veículos, que deverá ser alargada para até 12 anos. Sobre a alteração no percurso, se solicita o aumento da distância na concessão de linhas de 250km para 300km. A extensão territorial do Estado dificulta o cumprimento da norma. Alguns municípios possuem limites para além do permitido, inviabilizando que se consiga chegar até as rodoviárias.

 

 

 

Em relação ao aspecto econômico, se apresentou as peças contábeis, balanço patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), mostrando o fluxo de caixa e como a Central se comportou de forma operacional. Também foi feita a eleição do novo Conselho fiscal, alterado anualmente conforme prevê a legislação.

 

A CENCOOPA foi criada em 2015 com apenas sete cooperativas. Atualmente possui 16 filiadas, o que lhe confere maior força política. As singulares estão pulverizadas em pontos estratégicos que fazem uma integração no Estado. Compõem a Central a COMASPA (Tucuruí), COTCAP (Pacajá), COOTAIT (Altamira), COOPTAIL (Tailândia), COOROVAN (Rondon do Pará), COODEVAN (Dom Elizeu), TRANSJAC (Jacundá), COONTRANSULPA (Redenção), COOPERTASP (Xinguara), COPASUL (Marabá), COTAGEP (Marabá), TRANSUL (Marabá) COOPERTRANS (Itaituba), COOCANVULP (Parauapebas) e COOPERMAG (Marabá).

 

"A Central está geograficamente disposta de modo estratégico. Isso converge em força política para o transporte rodoviário complementar. Onde o ônibus de maior porte não vai, as cooperativas vão, transportando passageiros de ramais até às vias e regiões principais. É um trabalho muito importante. Por isso é necessário estarem unidas para lutarem por licenças de concessão e atuarem na  legalidade”, afirmou o Analista do Sistema OCB/PA, Jamerson Carvalho.

 

O principal objetivo na criação da Central foi congregar a força política e institucional das cooperativas na região em um único carro-diretor. A partir dessa organização, se busca atingir interesses comercias e econômicos.  A CENCOOPA visa, no futuro, estimular formas mais efetivas de intercooperação entre as filiadas, como a complementaridade de concessões para aumentar o alcance das viagens. A rota de uma singular que não possui autorização para rodar em determinado municípios pode ser completada por outra que possui a concessão e que poderá conduzir o passageiro até o destino final.

 

 

 

“Nosso papel é prestar informações técnicas e legais para as cooperativas. É importante que o Sistema OCB/PA participe das AGOs para estar alinhado com as demandas das cooperativas e desempenhar com eficiência o seu papel de representatividade. Ressaltamos que as singulares têm o poder de demandar o apoio do órgão também de modo específico em suas demandas, sejam políticas, mas também de gestão e profissionalização. Desta forma, convocamos todas para que estejam regulares e possam acessar esses serviços”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

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