Incubcoop auxiliará no processo contábil de cooperativas

 

 

De acordo com o Diagnóstico do Cooperativismo Paraense, a organização social é um dos principais entraves para o crescimento de 37% das cooperativas no Estado. A falta de recursos para a contratação de profissionais especializados impossibilita o acesso à uma boa gestão na parte administrativa, financeira, contábil e tributária. É justamente nestas áreas que o Projeto Incubcoop irá atuar. A incubadora de cooperativas é mais um serviço disponibilizado pelo Sistema OCB/PA para auxiliar a parte contábil de singulares em constituição e das que possuem dificuldade para se desenvolver.

 

O foco são cooperativas com baixo rendimento financeiro e que, em geral, estejam atuantes nos ramos da agricultura familiar, produção de bens e serviços (catadores de resíduos sólidos), mineral e transporte. O Incubcoop auxilia em todo o processo administrativo e contábil a um preço de custo que varia de acordo com cada cooperativa.

 

Para a realização do projeto, foi feito acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Pará (UFPA), que cederá bolsas para a atuação de estagiários. Os universitários estão trabalhando em conjunto com a equipe técnica do Sistema OCB/PA e com profissionais voluntários da área de contabilidade. O espaço de atendimento é na própria sede do Sistema OCB/PA e já está em funcionamento.

 

“A partir do levantamento feito através do Diagnóstico e dos indicadores apontados pelos nossos programas de monitoramento, identificamos a necessidade de implementar ações mais efetivas de auxílio na organização social. Nosso objetivo é auxiliar as cooperativas que estão em dificuldade financeira e de sobrevivência. São cooperativas constituídas há um bom tempo e que não conseguem ter assessoria devido à precariedade financeira”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Para participar, a singular deve estar registrada e regularizada na OCB/PA. Também deve receber a aplicação das ferramentas de monitoramento do SESCOOP/PA, como o Programa de Acompanhamento da Governança Cooperativa (PAGC). Gera-se uma avaliação de desempenho do negócio, identificando as demandas de melhoria necessárias que serão trabalhadas pelo Incubcoop.

 

Haverá critérios para se deferir o processo de participação da cooperativa, tais como limite de faturamento e ramo de atuação. Um conselho formado para a execução do projeto é quem definirá quais demandantes estarão aptos a participar. Formam o conselho representantes da diretoria da OCB/PA, a equipe técnica da entidade, assessor contábil voluntário e membro do conselho fiscal.

 

“Já iniciamos a incubação de dois grupos de produtores interessados em constituir cooperativas e de duas singulares do ramo agropecuário: COOPASMIG e COOAPEMI. Faremos o acompanhamento até que a organização social já esteja madura e apta para prosseguir no desenvolvimento de seus negócios”, reiterou o conselheiro da OCB/PA e um dos contadores voluntários do projeto, Fabiano Oliveira.

 

Os interessados deverão enviar ofício por e-mail: incubcoop@paracooperativo.coop.br. A documentação necessária: CNPJ, ata da atual diretoria, estatuto, inscrição estadual e balanço DRE do último exercício. Outros documentos poderão ser solicitados ao longo do processo de análise.

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