Revista Científica publicará trabalhos acadêmicos sobre as cooperativas paraenses

A tendência de negócios coletivos tem ampliado o interesse do ambiente acadêmico pelo cooperativismo, mas a carência de materiais dificulta a pesquisa científica. Para dar maior visibilidade ao segmento, o Sistema OCB/PA e a Universidade Federal Rural do Pará (Ufra) produzirão revista científica com trabalhos acadêmicos já produzidos sobre o assunto. O lançamento da primeira edição, que será digital, está previsto para ocorrer em abril de 2020, durante a 2ª Feira de Negócios do Cooperativismo (Fencoop).

A iniciativa está dentro das perspectivas do Acordo de Cooperação Técnica entre o Sistema e a Universidade. A revista será anual e está na etapa de elaboração. Inicialmente, serão selecionados dez artigos já produzidos pelas turmas de MBA do SESCOOP/PA que passarão por uma adequação às normas de padrão da ABNT. A definição será do corpo editorial da Ufra, que também dará suporte técnico, científico e no diálogo com a editora da Universidade para a publicação da revista. A ideia é incentivar a produção de conhecimento acadêmico sobre cooperativismo e que as próximas edições sejam abertas para o recebimento de material sobre o tema.

Desde 2018, o Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre a Instituição e o Sistema OCB/PA já implantou uma série de programas e projetos em um esforço conjunto em prol do desenvolvimento e produção de conhecimento a cerca do cooperativismo.

“Essa publicação vem exaltar ainda mais a parceria de sucesso entre a OCB/PA e a Ufra e visa contribuir para a agricultura familiar, geração de renda e extensão e agora dando destaque à pesquisa e as obras literárias. Isso ampliará a visibilidade às atividades desenvolvidas pelo cooperativismo, algo que ficará marcado tanto para a história da OCB/PA quanto para a história da Universidade”, enfatiza Celso Cardoso, Gerente de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Extensão da Ufra.

Para Wanubya Campelo, professora da Ufra e membro do corpo editorial da revista, a relação entre o cooperado que vive no campo e a vivência na universidade estão intrinsecamente ligadas. Enquanto a universidade precisa da prática para pesquisa e aplicação de suas teorias, o conhecimento acadêmico aplicado ao exercício cooperativista ajuda a aprimorar as técnicas utilizadas durante o processo.

“O cooperativismo carece da universidade e a universidade precisa do cooperativismo, porque não existe universidade sem a prática e a prática é fundamental para a elaboração das teorias. A revista vai apresentar esses casos práticos sobre o olhar das teorias e técnicas acadêmicas. Os cooperados também precisam dessas teorias para que eles implementem, desenvolvam e melhorem suas produções”, completa Wanubya.

 

Texto: Fernando Assunção

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.