Pará tem selecionado no programa Somos líderes do Sescoop Nacional

Capacitar jovens capazes de desenvolver o cooperativismo com uma visão prática da realidade. Esse é o objetivo do programa Somos Líderes, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Entre as 35 potenciais lideranças selecionadas do país, Antônio Victor, de Capanema, irá representar a região norte.

O projeto abriu seleção em 16 de agosto e no dia 20 de setembro foram divulgados os selecionados. Entre os critérios de classificação, foram avaliados o comprometimento com um cooperativismo ético, as habilidades na comunicação e no relacionamento com as pessoas e possuir, claro, um interesse pela inovação e transformação. Ao todo, foram 1553 inscritos, de todas as regiões do país, para concorrer a 35 vagas.

O paraense Antônio Victor tem 27 anos e é associado ao Sicredi Belém. É empresário e possui uma longa formação: técnico em agronegócio; graduado em pedagogia; especialização em gestão de projetos; MBA em empreendedorismo, marketing e finanças; mestrando em desenvolvimento sustentável e bacharel em ciências contábeis. Foi por meio da formação acadêmica que Antônio conheceu os benefícios do cooperativismo.

“Conheci o cooperativismo estudando o agronegócio. Descobri nesse segmento que o cooperativismo é uma forma privilegiada de desenvolver a participação e o crescimento de setores econômicos na sociedade brasileira. Seja aplicado a empresas rurais ou ao crédito, o cooperativismo é uma forma de trazer as pessoas para o centro da atividade econômica, gerando protagonismo e renda, aliado à sustentabilidade”, explica.

O Somos Líderes está na sua primeira etapa. Desde segunda-feira (28), os jovens estão em Recife participando de capacitações e discussões ligadas a temas como liderança, protagonismo, transformação digital, conhecimento de si mesmo, dentre outros. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, participou das atividades de abertura.

Um diferencial do curso é que todos os alunos terão acompanhamento feito por mentores, escolhidos entre os dirigentes das cooperativas reconhecidas pelo Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Essa orientação personalizada continua por até dois anos após a conclusão do curso.

Além de Recife, os jovens também participarão de módulos presenciais em Chapecó (SC), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). E para potencializar o aprendizado, estão previstas visitas técnicas a instituições e organizações que implantaram soluções que mostram na prática os conteúdos trabalhados durante o programa.

“Quando falamos em futuro pensamos na juventude. E tudo o que temos a oferecer é a disposição e força de vontade de potencializar o cooperativismo. Para que possamos assumir postos de lideranças e garantir a continuidade desse sistema que é tão importante para a economia brasileira, é preciso desenvolver habilidades socioemocionais, estratégias, habilidades de trabalhar com pessoas, pois elas são o motor do cooperativismo. Para mim, estar recebendo essas capacitações e viver essas experiências é um privilégio. Uma grande iniciativa do Sistema OCB”, completa Antônio Victor.

 

Texto: Fernando Assunção

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.