Incubcoop inicia atendimento com Coopasmig e Coapemi

As cooperativas buscam o aprimoramento produtivo através da organização contábil e financeira. São as primeiras a receber o Incubcoop, ferramenta do Sistema OCB/PA que auxilia na gestão contábil das singulares.

 

A Cooperativa de Produção dos Agricultores Familiares do Município de São Miguel do Guamá (Coopasmig) possui 98 associados e trabalha com derivados de mandioca, castanha e artesanatos. As maiores dificuldades da cooperativa estão na área de organização de pessoal para otimizar a produção. A Coopasmig espera também auxílio na selagem dos produtos.

 

“Uma das maiores demandas que temos hoje é a regularização da produção. Isso é um entrave para o acesso a novos mercados. Esperamos a partir da incubadora avançar nesse sentido. A organização interna é um outro ponto importante que estamos trabalhando”, enfatiza Maria Silva, presidente da Coopasmig.

 

Hortifrútis em geral, farinhas de mandioca e tapioca são alguns dos produtos da Cooperativa Agrícola, Pecuária e Extrativa do Município de Irituia (Coapemi). A singular está confiante na proposta da Incubcoop e acredita que o programa vai ser um meio para o fortalecimento da cooperativa e fidelização dos cooperados.

 

“A Incubcoop é uma iniciativa que está nos enchendo de esperança. Já viemos há algum tempo com dificuldades nessa área contábil e a incubadora vai avançar nos termos da questão fiscal da cooperativa. Avançando nessa questão, avançamos também na prestação de contas, e através da prestação de contas a gente fideliza o cooperado, porque é aí que ele vê onde o trabalho dele está sendo aplicado”, afirma Zezinho Gonzaga, presidente da Coapemi.

 

O foco são cooperativas em constituição ou com baixo rendimento financeiro. O espaço de atendimento é na própria sede do Sistema OCB/PA.
Para a realização do projeto, foi feito acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Pará (UFPA), que cederá bolsas para a atuação de estagiários. Os universitários estão trabalhando em conjunto com a equipe técnica do Sistema OCB/PA e com profissionais voluntários da área de contabilidade.

 

“A partir do levantamento feito através do Diagnóstico e dos indicadores apontados pelos nossos programas de monitoramento, identificamos a necessidade de implementar ações mais efetivas de auxílio na organização social. Nosso objetivo é auxiliar as cooperativas que estão em dificuldade financeira e de sobrevivência. São cooperativas constituídas há um bom tempo e que não conseguem ter assessoria devido à precariedade financeira”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Para participar, a singular deve estar registrada e regularizada na OCB/PA. Também deve receber a aplicação das ferramentas de monitoramento do SESCOOP/PA, como o Programa de Acompanhamento da Governança Cooperativa (PAGC). Gera-se uma avaliação de desempenho do negócio, identificando as demandas de melhoria necessárias que serão trabalhadas pelo Incubcoop.

 

Texto: Fernando Assunção

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.