Intercâmbio consolidou parceria do Pará com a Universidade de Alicante

Uma organização social que, na Espanha, representa 10% do PIB e congrega 3 milhões de pessoas tem muito a ensinar. A consolidação da parceria com a Universidade representa o repasse de tecnologias e conhecimento do cooperativismo espanhol às cooperativas paraenses, que foram representadas no Curso Internacional pela turma do Mestrado do IFPA e SESCOOP/PA.

 

De acordo com dados da OCB, o modelo de negócio cooperativista já rende mais de 280 milhões de empregos no mundo. No Brasil, o empreendimento focado na partilha de decisões e resultados alcança 14,6 milhões de pessoas. Essa expansão foi discutida no 14º Curso Internacional de Cooperativismo, que ocorreu na Universidade de Alicante durante a última semana.

 

Com o tema “Cooperativismo, desenvolvimento rural e meio ambiente”, o evento reuniu cerca de 100 acadêmicos e representantes do cooperativismo do Brasil, França, Equador, Portugal e Espanha para compartilhar as práticas cooperativistas em cada localidade. A turma de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares do IFPA Castanhal participou das discussões. Entre as pesquisas apresentadas, debateu-se o panorama do cooperativismo na Amazônia, gestão, planejamento, mercado institucional e monitoramento das singulares paraenses.

 

“Foi uma satisfação enorme receber a delegação brasileira, em especial os alunos que representam as cooperativas paraenses e o Sistema OCB/PA. O cooperativismo no Norte avança continuamente e alguns dos responsáveis por isso estiveram conosco. Parabenizo toda a equipe, formada por profissionais de altíssimo nível”, afirmou Daniel Gomez Lopez, professor doutor da Universidade de Alicante.

 

A turma participou ainda de visitas técnicas a cooperativas já consolidadas na Espanha. A 462 km de Valência, província onde é sediada a Universidade de Alicante, o município de Marinaleda tem uma tradição no cooperativismo, principalmente através da Humar. A cooperativa agrícola tem um forte cunho social, atuando no processo de geração de emprego e renda.

 

“O nosso objetivo foi compartilhar as boas experiências acumuladas no cooperativismo paraense, entender o funcionamento do cooperativismo na Espanha, a estrutura organizacional das cooperativas e identificar o que pode ser replicado no Brasil, guardadas as devidas particularidades”, enfatiza Fabiano Andrade, aluno da turma de mestrado.

 

A realização é uma parceria do Sistema OCB/PA, IFPA Castanhal, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidad de Alicante (UA), Instituto Universitário de Estudos Sociais da América Latina da UA, Grupo de Investigações Desenvolvimento Rural e Empreendimentos Solidários na União Européia e América-Latina (Coodresuel), Universidade de Le Mans (França), Universidade Central e UTE, ambas do Equador. Colaborou ainda a Sociedade Cooperativa Corazón Verde (Espanha), Federação Valenciana de Empresas Cooperativas de Trabalho (Fevecta) e Integrada Cooperativa Agroindustrial (PR).

 

ALICANTE

 

A Universidade de Alicante, é uma instituição plural e acolhedora, com um dos melhores campi universitários do país. Possui cursos em todas as áreas do conhecimento, organizando-se em seis faculdades e uma Escola Superior Politécnica. A comunidade universitária consiste em cerca de 3.800 professores e pessoal administrativo. São mais de 32 mil alunos, sendo 2 mil estudantes estrangeiros.

 

“Alicante foi um dos grandes acertos do Sistema OCB/PA no que tange a parceiros efetivamente estratégicos. Ao longo de oito anos, os laços tem se estreitado, gerando benefícios expressos no desenvolvimento das cooperativas paraenses. A evolução do segmento no Pará durante esse período é nítida, grande parte pelo apoio oferecido na qualificação dos nossos gestores. Agradecemos à Universidade, em especial ao professor Daniel, na certeza de que essa parceria se consolide cada vez mais”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Texto: Fernando Assunção

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.