Coex-Carajás é contemplada em programa de aceleração da Plataforma Parceiros pela Amazônia


Preparar empreendedores e negócios sociais para terem um crescimento sustentável e, ao mesmo tempo, produzirem resultados envolvendo comunidades e preservando a floresta. Esse é o objetivo da Plataforma Parceiros pela Amazônia ao lançar a Chamada de Negócios PPA 2019. No total, 15 iniciativas concorreram a investimentos de até R$800 mil. O resultado contemplou a Coex-Carajás com o aporte financeiro para as demandas da cooperativa.

 

Os negócios selecionados trazem soluções em: agricultura e pecuária sustentável, manejo e produção florestal, produtos e serviços ambientais, educação para a conservação do meio ambiente, entre outros. Os números gerados pelos empreendimentos cooperativistas e o compromisso social que assumem foram um destaque nesse processo.

 

A Cooperativa dos Extrativistas da Floresta Nacional de Carajás (Coex-Carajás) possui 39 cooperados e gera renda por meio da extração sustentável das folhas do jaborandi, matéria-prima para a formulação de produtos farmacêuticos, e da comercialização de sementes de outras espécies, atividade esta que já auxiliou na recuperação de mais de mil hectares de floresta. 

 

“A extração do jaborandi, de cujas folhas se extrai a pilocarpina, princípio ativo do colírio para glaucoma, uma das maiores causas da cegueira do mundo, impacta diretamente a vida das pessoas. Esse é o diferencial da Coex. O trabalho de coleta de sementes vem atuando no reflorestamento de áreas destruídas pelo desmatamento. Agora, a partir desse incentivo, queremos ampliar ainda mais a produtividade”, destaca Ana Paula Ferreira, presidenta da Coex-Carajás.

 

A Chamada de Negócios PPA 2019 foi realizada pela Plataforma Parceiros pela Amazônia, com coordenação do Idesam, parceria estratégica e apoio financeiro de USAID, CIAT, Instituto Humanize e Fundo Vale.

 

“Estamos seguros que daqui surgirão soluções inovadoras para os problemas socioambientais mais urgentes da Amazônia. Muitos negócios de qualidade e potencial foram inscritos. Acredito que o nosso grande diferencial é ser um programa da Amazônia para a Amazônia, ou seja, customizado de acordo com as necessidades daqui”, enfatiza Mariano Cenamo, coordenador executivo do PPA.

 

Agenda 2030

 

A Agenda 2030 é um documento que objetiva orientar as nações do planeta rumo ao desenvolvimento sustentável, além de erradicar a pobreza extrema e reforçar a paz mundial. Para que isso aconteça, são sugeridos diversos programas e ações a serem desenvolvidos pelos países membros seguindo os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

“As iniciativas selecionadas pela Plataforma Parceiros pela Amazônia se relacionam com os 17 ODS, com maior concentração nos ODS 02 - Fome zero e agricultura sustentável; 8 - Trabalho decente e crescimento econômico; 11 - Cidades e comunidades sustentáveis; e 13 - Ação contra a mudança global no clima”, explica Edilson Júnior, analista do Sistema OCB/PA. “Um compromisso assumido pelo programa com a vida das pessoas e o meio-ambiente”, completa Flávia Gil, técnica do Sistema OCB/PA.

 

Texto: Fernando Assunção

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.