“A importância da verticalização da produção no fortalecimento da agricultura familiar nas regiões Sul e Sudeste do Pará”. Esse foi o tema de seminário realizado pela Central das Cooperativas de Produção Familiar da Região Amazônica (CUIA) em dezembro, em Marabá. A iniciativa contou com o apoio do Sistema OCB/PA, Sedeme, Adepará e Banpará.
A ação aprofundou o debate sobre o papel da verticalização em rede, como instrumento de fortalecimento da agricultura familiar no Estado e o papel das cooperativas no processo de beneficiamento da produção. Discutiu-se a ampliação da participação das cooperativas nas chamadas públicas, a viabilização de registro de unidades de beneficiamento, selagem, linhas de crédito para fortalecer iniciativas de agroindustrialização e comercialização.
O analista de desenvolvimento do Sistema OCB/PA, Deivison Pinheiro, acompanhou o Seminário e, na ocasião, apresentou o Diagnóstico do Cooperativismo Paraense com ênfase no ramo agropecuário. No Estado, 80% das cooperativas são agro voltadas à produção familiar. “O ramo agro tem como linha de frente a agricultura familiar, porque a produção familiar é uma alternativa de geração de renda e ampliação de mercado para milhares de pequenos agricultores”, disse.
Cerca de 50 pessoas participaram do evento, representando as 9 singulares filiadas à Central, são elas, a Cooperativa Alternativa Mista dos Pequenos Produtores do Alto Xingu (Camppax), a Cooperativa Mista dos Pequenos Produtores de Araguaia (Coopag), a Cooperativa Agropecuária dos Trabalhadores Rurais da Produção do Araguaia (Coopfra), a Cooperativa Agropecuária da PA São Francisco (Coasafra), a Cooperativa dos Produtores Rurais da Região de Carajás (Cooper), a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Marabá (Coomfama), a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de São João do Araguaia (Coomasja), a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Itupiranga (Coomafi), a Cooperativa Mista dos Trabalhadores de Nova Ipixuna e Região (Correntão) e a Cooperativa Agropecuária de Tailândia (Coagrotai).
CUIA
A CUIA foi fundada em 25 de julho de 2018 com o objetivo de contribuir no fortalecimento do cooperativismo voltado à produção familiar pautada no desenvolvimento sustentável. Um dos eixos de atuação da CUIA é a formação e capacitação dos seus associados. Foi com esse foco que a Central realizou esse seminário com o apoio do SESCOOP/PA.
“O cooperativismo é um instrumento para viabilizar a permanência das pessoas nas suas propriedades com geração de renda e qualidade de vida. É um meio para fazer o diálogo sobre um desenvolvimento com inclusão, responsabilidade ambiental e social. Ao longo de 1 ano e meio de Central, o SESCOOP/PA vem nos auxiliando na capacitação de lideranças e de agricultores para ampliar o processo de conhecimento do cooperativismo e o seu papel no desenvolvimento do Estado”, enfatizou o presidente da Cuia, Milton Zimmer.
Texto: Fernando Assunção