1º EPPC reunirá pesquisadores do cooperativismo

A tendência de empreendimentos coletivos tem ampliado o interesse do ambiente acadêmico pelas cooperativas. Para dar maior visibilidade ao segmento e incentivar a pesquisa, o Sistema OCB/PA promoverá o 1º Encontro Paraense de Pesquisadores do Cooperativismo (EPPC), que ocorrerá no dia 2 de abril durante a programação da 2ª FENCOOP.

 

O evento terá a participação de estudantes e docentes das instituições de ensino parceiras, apresentando resultados de pesquisas realizadas na área do cooperativismo. É uma oportunidade única de reunir a comunidade acadêmica para refletir conjuntamente sobre o contexto científico e social das cooperativas no Estado.

 

Participam como correalizadoras a UFRA, o IFPA Castanhal, a UFPA, a UNAMA e a Universidade de Alicante (Espanha). Na abertura do Encontro, as instituições de ensino irão compor mesa redonda em que apresentarão o panorama da produção científica sobre cooperativismo em cada universidade e a parceria com o Sistema OCB/PA para fomento de pesquisas científicas.

 

“O EPPC é um marco para a história do cooperativismo no Pará. Estamos fomentando cada vez mais a inclusão do segmento dentro da academia e os resultados já estão sendo colhidos. Acredito que serão momentos valiosos em termos de conhecimento e desenvolvimento institucional”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Na ocasião, serão apresentados projetos acadêmicos já publicados ou em fase de execução sobre o tema. Um deles é o “Cooperativismo e Alimentação Escolar como Eixos Convergentes de Políticas Públicas no Brasil e na Espanha”. A autoria é de Rosinele Oliveira, que desenvolveu o projeto em Doutorado na modalidade sanduíche entre a UNAMA e a Universidade de Alicante.

 

A análise leva em conta dados do Brasil e da Espanha sobre escoamento de produção, mercado para cooperativas da agricultura familiar e relação com o poder público. A pesquisadora destaca a importância do EPPC para dar visibilidade a trabalhos como esse que visam, a partir da análise científica, contribuir com soluções práticas para problemas das cooperativas.

 

No espaço do EPPC, cerca de 60 trabalhos serão expostos em forma de banner. Os três melhores serão premiados e publicados em forma de anais. O edital para inscrição ainda será divulgado.

 

“O Diagnóstico do Cooperativismo elencou as dificuldades do segmento e a academia vem para atenuar esses problemas. Toda pesquisa precisa de uma aplicabilidade. Com esse Encontro, iremos apresentar para a sociedade o valor da produção científica que as universidades estão realizando em parceria com as cooperativas”, afirmou a coordenadora do 1º EPPC e técnica do Sistema OCB/PA, Melize Borges.

 

Uma das instituições correalizadoras é a UFRA. Na abertura da 2ª FENCOOP, a Universidade fará o lançamento de programa único e inédito no país de apoio à agricultura familiar com bolsas de extensão. Serão 25 bolsas por meio de edital para apoiar os trabalhos e as pesquisas a serem realizadas nas cooperativas, atendendo às demandas do ramo agropecuário.

 

“Será uma possibilidade dos estudantes estarem em contato com os professores e pesquisadores que mais atuam nessa área. A intenção é proporcionar um intercâmbio dinâmico entre universidades, pesquisadores e comunidade, de modo que consigamos ampliar a efetividade das pesquisas voltadas às demandas reais e urgentes das cooperativas”, explicou o Pró-reitor de Pesquisa e Extensão da UFRA, Jonas Castro.

 

A Universidade de Alicante, sediada na Espanha, também é uma das correalizadoras. Possui cursos em todas as áreas do conhecimento, organizando-se em seis faculdades e uma Escola Superior Politécnica. A comunidade universitária consiste em cerca de 3.800 professores e pessoal administrativo. São mais de 32 mil alunos, sendo 2 mil estudantes estrangeiros.

 

“Desde 2011, quando assinamos o termo de cooperação técnica, realizamos diversas ações em conjunto com as cooperativas paraenses, como o Seminário Internacional do Cooperativismo agropecuário, intercâmbios à Europa e, principalmente, a articulação para o Mestrado Profissional em parceria com IFPA Castanhal. O EPPC será mais um momento histórico desta parceria, do qual temos orgulho em participar”, afirmou Daniel Gomez Lopez, professor doutor da Universidade de Alicante.

 

Texto: Fernando Assunção e Wesley Santos

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.