A “cidade da pepita” é a primeira parada do projeto OCB/PA Itinerante em 2020. De 10 a 13 de fevereiro, a equipe técnica da entidade levará todos os serviços da Casa do Cooperativismo, de Belém ao município. Uma das programações é o Seminário do Ramo Mineral, que reunirá as cooperativas do segmento na região. A abertura oficial ocorre no auditório da Semed e as capacitações e atendimentos serão na Cooperativa Buburé. Participe!
Pelo segundo ano consecutivo, o Sistema OCB/PA realiza o Projeto “OCB/PA Itinerante”, que leva todos os serviços da entidade para regiões mais afastadas da capital. Nesta nova etapa, Itaituba será a primeira de 2020 a receber a programação especial dedicada à disseminação e incentivo ao cooperativismo. Aproximadamente, há 25 mil cooperados na região dispostos em 44 cooperativas, nos segmentos: agropecuário, produção de bens e serviços, transporte e crédito.
Atendimento de rotina, levantamento de demandas, cursos, capacitações e visitas técnicas são algumas das atividades previstas durante a semana. Será feita a estruturação e orientação de registros dos atos, elaboração de viabilidade econômica, assessoria técnica, jurídica, contábil, relação com o poder público, registro na OCB/PA e capacitações relacionadas ao cooperativismo.
Em 2019, quatro municípios receberam a OCB/PA Itinerante: Parauapebas, Altamira, Tucuruí e Santarém. Em média, foram beneficiadas cerca de 800 pessoas por município. Para 2020, o cronograma ainda está em fase de conclusão, mas já estão confirmados Paragominas, Marabá e Redenção.
“Para nós o Projeto OCB/PA Itinerante é um sonho antigo que virou realidade, porque as cooperativas estão localizadas em todos os cantos de nosso Estado. Então, no momento em que levamos a Casa do Cooperativismo para um município desses, proporcionamos a oportunidade de os cooperados estarem mais próximos, assim como ampliamos o reconhecimento da comunidade sobre o que é o cooperativismo, como abrir, como gerir o negócio cooperativista de fato, com orientações jurídicas e técnicas”, explica Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
Com mais de 30 anos de atuação, a Buburé é um típico exemplo da cadeia econômica de Itaituba. No início, surgiu para atender o calor da mineração de ouro no local. Tivera altos e baixos e hoje conta com 70 cooperados e 72 veículos. “Ter esse evento aqui em Itaituba vai motivar muitas cooperativas. Hoje, nós recebemos muitas pessoas que procuram saber como conseguimos consolidar a cooperativa e esclarecemos que estamos de mãos dadas com o Sistema OCB/PA. É a entidade que dinamiza o cooperativismo, ajuda as cooperativas no sentido da direção e da capacitação. As pessoas precisam saber e ver, na prática, que o cooperativismo é a saída, a alternativa para superar as dificuldades”, afirma Juvenal da Silva, presidente da Buburé.
As vagas para participação nos cursos são limitadas. Para se inscrever, os interessados devem enviar seus dados para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., contendo informações como nome, palestra ou curso a participar, CPF, RG e celular.
Texto: Ísis Margalho e Fernando Assunção