No próximo dia 11, o Sistema OCB/PA em parceria com a OCB Nacional e a FECOGAT realizará o 2º Seminário do Cooperativismo Mineral em Itaituba no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O evento faz parte da programação da OCB/PA Itinerante, que leva todos os serviços do Sistema OCB/PA para os municípios mais afastados da capital. As inscrições para o Seminário são gratuitas.
No município, cerca de 60% da economia provem da atividade mineradora. “Há toda uma cadeia produtiva que gira em torno da Mineração. Muitas localidades hoje conseguiram se estruturar e estão mudando a perspectiva da população, como é o caso do Distrito do Crepuzarizão em que uma cooperativa investe no desenvolvimento da própria comunidade, com a entrega de carteiras escolares, construção de um posto da policial militar, recolhimento de resíduos sólidos e líquidos e a construção de uma creche”, conta Jamerson Carvalho, coordenador do Seminário e analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/PA.
Foi exatamente essa forte presença do segmento que levou a escolha do município para sediar a 2ª edição do Seminário. “Fizemos uma visita técnica em dezembro do ano passado, com representante do segmento do Cooperativismo Mineral no Estado do Pará e com o representante do Sistema OCB Nacional, que veio conhecer a dinâmica da atividade em Itaituba e região, porque até então, para quem é de fora, a percepção é que a atividade está concentrada na região de Carajás, especificamente em Marabá, Eldorado dos Carajás, Curionópolis, Canaã dos Carajás e Parauapebas. Há uma grande prospecção geral para a região do Tapajós e isso requer organização e respeito à legislação vigente, principalmente no que se refere ao ambiental com vistas a sustentabilidade da atividade”, completa Jamerson Carvalho.
O cooperativismo mineral é líder no Pará em número de cooperados, com 47.281. Só na região de Itaituba, estão localizadas 10 cooperativas e uma federação - Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Tapajós (FECOGAT). Só para se ter uma ideia, uma cooperativa chega a ter 1.500 cooperados. São aproximadamente 5.000 só nessa região, sendo o ouro e a cassiterita os principais minerais explorados e comercializados.
A FECOGAT conseguiu fazer a promoção do cooperativismo por meio da parceria com as unidades nacional e estadual da OCB. “Será um evento diferenciado aqui na região do grande Tapajós. Estamos falando com os presidentes das cooperativas e eles estão ansiosos para chegar o dia do evento, porque estarão todos os órgãos que atuam na mineração”, explica Amaro Rosa, representante do Cooperativismo Mineral e presidente da FECOGAT.
O seminário é uma realização do Sistema OCB/PA, Sistema OCB nacional e FECOGAT. O evento é aberto ao público cooperativista e pessoas ligadas à atividade mineral no município de Itaituba e Região de Tapajós. Estarão presentes entidades ligadas ao setor mineral como: COOGAVEPE, ANM, SEMAS, IDM Brasil e SEDEME.
Serviço: As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Vagas limitadas. Maiores informações: (91) 99299-2798.