O planejamento estratégico da entidade prevê a ampliação dos programas de acompanhamento e desenvolvimento das singulares
Em 2020, a aplicação orçamentária para a profissionalização e sustentabilidade das cooperativas paraenses será de R$ 3.254.318,27, mantendo o percentual de 65% dos recursos nas atividades fins e apenas 35 % na área meio. A meta para este ano é realizar 711 eventos e beneficiar 22.388 pessoas. Um dos principais eixos é a participação das cooperativas nos programas de monitoramento, que será pré-requisito para regularidade no Sistema OCB/PA.
A obrigatoriedade na participação nas ferramentas de acompanhamento já é uma exigência da OCB Nacional e está prevista no estatuto social da OCB/PA. Os Programas identificam pontos fortes e oportunidades de melhoria na manutenção da identidade cooperativista, governança e no desenvolvimento da gestão.
A meta, para 2020, é atender 80% de todas as cooperativas registradas e adimplentes através do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC). Já a meta para o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), que pressupõe uma maior maturidade nas práticas de gestão, é atender 14 cooperativas com estrutura organizacional mais consolidada.
“Queremos ampliar o nosso acompanhamento junto às singulares. É uma ação estratégica para mantermos a profissionalização e a sustentabilidade dos seus negócios, ampliando o alinhamento das cooperativas às diretrizes do setor, mitigando as fragilidades na organização social e evitando a proliferação de pseudo-cooperativas”, explicou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.
Nas atividades segmentadas por ramo, o Sistema promoverá os seminários Mineral, que ocorre já em fevereiro no município de Itaituba, do ramo Agropecuário, que ocorre em abril, e o Seminário do ramo Transporte que deve ocorrer em setembro, no município de Marabá. A previsão é que o Encontro do ramo Crédito seja também em setembro, o de Reciclagem em junho e o do ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços em outubro.
O maior destaque na participação das cooperativas em Feiras, evidentemente, é a Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP), único evento de exposição no Brasil exclusivamente cooperativo. Outra programação é a Show Agro COOPERNORTE, a ser realizada em Paragominas no mês de junho. As cooperativas também terão participação nas feiras do Chocolate, do Empreendedor e Supernorte.
Em reunião de planejamento de ações com o Governo do Estado, que foi representado pelo coordenador de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme, Mauro Barbalho, definiu-se algumas atividades a serem realizadas em conjunto. Uma delas serão os intercâmbios a polos produtivos no país. A intenção é estabelecer laços comerciais com grandes cooperativas de Santa Catarina, Mato Grosso e do Nordeste nas áreas de fruticultura, turismo, bacia leiteira, grãos e pecuária.
“A aproximação com o Governo do Estado é essencial para darmos andamento às demandas das cooperativas, em especial no eixo político que é uma das nossas prioridades. Somos autônomos para gerir nossos negócios e, a partir deles, gerar riquezas para o Estado. No entanto, também precisamos que o Estado proporcione um ambiente favorável para o crescimento do cooperativismo”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Ainda no eixo político, a meta principal para 2020 é a regulamentação da Lei Nº 7.780 de 2013, a chamada Lei do Cooperativismo Paraense. Está sendo feita a organização do Conselho Estadual do Cooperativismo (CECOOP), que reunirá diversas secretarias de Estado e fará, entre outras políticas de fomento, o estudo para projeto de viabilidade para a criação do fundo do cooperativismo.
Já a OCB/PA Itinerante, projeto iniciado no ano passado, terá continuidade em 2020 atendendo outros municípios. Itaituba recebe a ação em fevereiro, Paragominas em junho, Marabá em setembro e Redenção em novembro. O objetivo é aproximar a entidade de regiões mais afastadas da capital, fortalecendo as cooperativas e difundido o segmento.
No Eixo de Formação Profissional, o grande destaque continua sendo o Mestrado Profissional em Gestão de Empreendimentos Agroalimentares em parceria com o IFPA Castanhal. Uma novidade será o MBA em Gestão de Cooperativas em parceria com a UFRA em Paragominas, mesmo curso que será finalizado em Santarém. Também será promovido um MBA em Assistência Integral à Saúde destinado a cooperados da Unimed Belém.