Infância é sinônimo de alegria, diversão e muita brincadeira, mas quando acontece algum imprevisto de saúde, surge a pergunta: e agora?
Esse é o medo de muitos pais na hora que precisam levar os filhos para um hospital. Foi o que aconteceu com a empresária Layne Barros quando a filha nasceu com problema renal. A menina fez vários tratamentos e, aos dois aninhos, passou pela primeira cirurgia. “Não é fácil ver a filha ali, tão pequeninha, passar por tanto sofrimento”, conta. Foi pensando em situações delicadas como essa que, em 2016, a Unimed Belém inaugurou o Hospital Pediátrico (HPU), especializado em atendimentos de média e alta complexidade.
O HPU realiza atendimento eletivo de crianças a partir de 30 dias de nascimento até os 13 anos e 11 meses de idade, transferidas e/ou encaminhadas de unidades de urgência e emergência e de quaisquer outras da Unimed Belém para internações ou realização de procedimentos específicos. Possui 230 profissionais, 38 leitos, sendo sete de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e cinco de repouso pós-anestésico, 22 leitos de enfermaria, nove apartamentos e três para internação clínica, realização de cirurgias, retaguarda de UTI e diagnóstico por imagem. Tudo adaptado para o universo infantil.
O complexo hospitalar de pediatria dispõe de três salas cirúrgicas, com equipamentos de ponta com capacidade para realização de cirurgias de média e alta complexidade. A estrutura profissional conta com uma equipe médica e cirúrgica, formada por 35 médicos especialistas, equipe de apoio técnico, administrativo e assistencial.
“Há toda uma preocupação em manter a criança e a família acolhidas. O nosso exame de tomografia, por exemplo, é realizado e acompanhado com um anestesista como forma de dar maior segurança para a criança na hora da realização do exame”, acrescenta Wilken Costa, um dos Líderes Administrativos do HPU.
A tomografia computadorizada é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza raios-X para formar várias imagens seccionais (fatias) do corpo. Para a realização adequada do exame, a criança precisa ficar deitada em uma mesa que se move através de uma abertura no centro do aparelho, por onde são emitidos os raios-X e captadas as imagens.
No HPU, esse procedimento segue recomendação do Ministério da Saúde, que por meio do Protocolo de Segurança do Paciente aconselha que em exames de tomografia pediátrica um médico anestesista esteja à disposição para assegurar a saúde da criança. Em caso de alguma intercorrência, há a retaguarda de UTI e toda a estrutura necessária ao atendimento. Por ser um procedimento de alto custo, nenhum outro hospital pediátrico na grande Belém realiza esse tipo de exame.
Estrutura e qualidade
A Unidade Pediátrica foi toda concebida dentro do padrão nacional da Unimed do Brasil, com decoração lúdica e interativa, inspirada nas viagens fantásticas das obras do escritor Júlio Verne. Cada andar apresenta temática diferente, o andar do bloco cirúrgico – por exemplo – tem uma temática regional nas paredes, que explana monumentos importantes da cidade, como o teatro da paz e a basílica santuário de Nazaré. No mesmo espaço, há uma régua em formato de trilha no chão para os pequenos se divertirem enquanto fazem a fisioterapia.
“Quando pensamos no Hospital Pediátrico, o cenário de atendimento especializado para crianças era muito restrito em Belém. A criança precisa ter um local e tratamento diferenciado e é exatamente isso que o HPU faz. Em apenas três anos de funcionamento, o Hospital se tornou uma referência na rede Unimed”, explica Wilson Niwa, Presidente da Unimed Belém.
Em 2019, a Unidade recebeu a Acreditação Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia e certifica a promoção, a qualidade e a segurança da assistência em saúde. “Dentro da cooperativa é uma acreditação inédita e, considerando um hospital pediátrico de serviço privado, também é o primeiro a ter esse reconhecimento. Ter um local apropriado e acreditado para tratar de crianças é imprescindível para atender cada vez melhor”, destaca Niwa.
Serviço: O HPU está localizado na Rua Bernal do Couto, 766, entre a Trav. Dom Romualdo de Seixas e a Av. Generalíssimo Deodoro. Tel.: (91) 4009-5900.
Texto: Ascom Unimed Belém