A Cooperativa de Produtos Orgânicos da Amazônia (Coopoam) foi uma das selecionadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para representar o Brasil na missão comercial à Alemanha. A ação ocorreu entre os dias 12 e15 de fevereiro. Na ocasião, a Coopoam apresentou as amêndoas fermentadas de cacau orgânico “in natura” na maior feira de orgânicos do mundo, a Biofach.
A Biofach ocorre anualmente há 27 anos. O evento oferece a empreendimentos amplas oportunidades de contatos comerciais, negócios e abertura no mercado alemão e europeu. Na feira, os expositores apresentam seus produtos, promovem degustações, recebem visitantes, encontram fornecedores e compradores e participam de rodadas de negócios. Em 2019, cerca de 52 mil visitantes de 144 países estiveram presentes nos dias de feira.
Para escolher a delegação brasileira, o Mapa abriu seleção onde diversas cooperativas do Brasil inteiro no ramo da agricultura familiar se inscreveram. Dessas, 10 singulares foram selecionadas. Representando o Pará, a Coopoam, de Medicilância, capital nacional do cacau, conseguiu importantes contatos. Magda Vronski, sócia e engenheira agrônoma da cooperativa, destacando a importância da participação no evento que possibilita uma grande abertura de mercado.
“Quem não aparece não cresce, principalmente no mercado de exportação, e é nesse sentido que esse evento é de fundamental importância para as cooperativas. Não chegamos a fechar negócio, mas saímos de lá com 22 contatos de possíveis compradores. Sem a feira, eles não saberiam que é a Coopoam e nem a qualidade do nosso produto. A possibilidade de expansão de mercado é enorme”, enfatiza Magda.
Fundada em 2006, a Coopoam é um exemplo onde cooperativismo deu certo. Atualmente, ela conta com 31 associados, atuando sobretudo na produção das amêndoas fermentadas de cacau orgânico “in natura”, um dos diferencias da cooperativa. Ao todo, entre fornecedores, colaboradores, cooperados e parceiros, a Coopoam beneficia cerca de 70 famílias, movimentando a economia e gerando renda em Medicilândia e região.
“A qualidade dos nossos produtos tem tudo para se destacar ainda mais no mercado alemão. O Brasil e o Pará são referência mundial na produção cacaueira e nesse sentido a Coopoam cumpre um papel fundamental. Seguiremos auxiliando na articulação política para garantir a participação das cooperativas paraenses em eventos como esse, que podem impulsionar a produção e a comercialização dos produtos cooperativistas”, enfatizou Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.