Cooprima é reconhecida pela Alepa

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou o projeto de lei nº 8.993/2020, de autoria da deputada Paula Gomes, que declara e reconhece, como de “utilidade pública” para o Estado do Pará, a Cooperativa de Trabalho dos Agricultores Familiares do Município de Primavera (Cooprima). A iniciativa possibilita o acesso a emendas parlamentares para desenvolver os projetos da cooperativa junto ao município de Primavera e região dos Caetés.

 

Segundo o projeto, a lei habilita a Cooperativa a receber “incentivos de qualquer natureza, através de convênios e/ou parcerias com órgãos do poder público estadual em projetos sociais, econômicos, culturais, profissionalizantes, desportivos, ambientais e outros eventos de inclusão social”.

 

A presidente da Cooprima, Joelma Trindade, destaca que a principal demanda da singular, em relação ao eixo da parceria junto aos parlamentares, é a criação de uma agroindústria de processamento de polpas de frutas. “O nosso maior gargalo é que não temos uma agroindústria para beneficiar o produto, então a gente fica só produzindo e vendendo a mercadoria ‘in natura’. Com a agroindústria, esse processo vai passar por nós, o que vai aumentar consideravelmente a capacidade produtiva”, diz.

 

O projeto de lei da deputada Paula Gomes parte do entendimento de que, transformando a Cooprima em uma entidade de “utilidade pública” para o Pará, a cooperativa pode impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar, não só no município de Primavera, mas também na região dos Caetés. Atualmente, a cooperativa possui cerca de 50 pequenos produtores associados, além de Primavera, nas cidades de Capanema, Pirabas, Quatipuru e Santarém Novo.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.