Coapemi conquista certificação artesanal de farinha e polpas

A Cooperativa Agrícola, Pecuária e Extrativa do Município de Irituia (Coapemi) conquistou o selo de qualidade na produção artesanal. A certificação busca comprovar a qualidade dos produtos artesanais produzido na cooperativa e possibilita expansão de mercado.

 

Com 20 anos de participação no comércio varejista de hortifrutigranjeiros, a Coapemi trabalha com produtos como: polpas de frutas, farinhas, pastas de frutas e hortaliças. Sem o selo de qualidade do produto, a cooperativa não conseguia expandir sua produção. A certificação garante maior valor agregado às mercadorias na comercialização e possibilita a prospecção de novos clientes e a expansão de mercado.

 

Segundo a diretora financeira da Coapemi, Hilma Ferreira, a certificação já era esperada há quatro anos. “Agora nossa farinha e nossa polpa poderão ser vendidas em todo o estado do Pará”, disse.

 

Já para o diretor da cooperativa, Zezinho do Santos, manter uma boa estrutura do empreendimento é fundamental para solicitar o selo de qualificação. “O certificado é uma garantia de um produto bom e de qualidade na hora da venda”, finalizou.

 

Por meio da certificação, os produtos começam o processo de exportação para outros estados, gerando mais emprego e renda e beneficiando 40 famílias que compõem a cooperativa em Irituia.

 

“Uma moça viu a nossa embalagem, provou, gostou muito e entrou em contato a gente. Já tem outra moça, que entrou em contato hoje pedindo que enviasse para São Paulo, a lasca do Tucumã, a pupunha e polpa do cupuaçu. Ela provou nossa polpa em Brasília”, enfatizou Hilma Ferreira.

 

"Essa certificação é resultado do trabalho que o Sistema OCB/PA vem desenvolvendo com as cooperativas da agricultura familiar de sensibilização sobre a importância da certificação dos produtos e de orientação de como fazer esse registro", destacou Deivison Pinheiro, engenheiro agrônomo e Analista de Desenvolvimento do Sistema OCB/PA.

 

Para mais informações sobre o processo de certificação artesanal, acesse o site: http://www.adepara.pa.gov.br/.

 

Texto: Andrei Santos

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.