Investimentos do Sistema OCB-SESCOOP/PA na FENCOOP impulsionam negócios, empregos e a economia regional

 

 

O Sistema OCB/PA reafirmou seu papel como catalisadora de oportunidades com mais uma edição da FENCOOP – Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense. Realizada em Belém, a feira se consolida como o maior evento de negócios cooperativistas da região Norte, reunindo cooperativas de diversos ramos, empresas parceiras, representantes do poder público e a sociedade em geral.

Ao todo, o Sistema OCB-SESCOOP/PA destinou um montante de R$ 1,2 milhão em recursos próprios para a realização da FENCOOP, demonstrando o comprometimento institucional com o fortalecimento do cooperativismo no estado. Esses recursos foram complementados por emendas parlamentares dos deputados estaduais Fábio Freitas e Iran Lima, que reconhecem o papel do cooperativismo na geração de renda, inclusão social e desenvolvimento sustentável.

Além dos parlamentares, instituições como o SEBRAE, órgãos públicos como a ADEPARÁ, SEDEME e cooperativas de crédito contribuíram para a realização da feira, seja por meio de aporte de recursos, apoio técnico ou disponibilização de estrutura e pessoal.

Como resultado direto dos investimentos realizados, a FENCOOP 2025 reuniu 112 de cooperativas de diversos ramos – agropecuário, crédito, saúde, transporte, trabalho e produção, entre outros – em um ambiente de prospecção a parcerias, vendas diretas e acesso a novos mercados. Foram realizados encontros, exposições, degustações, oficinas e rodadas comerciais que geraram números expressivos.

Geração de empregos e oportunidades

A realização da FENCOOP 2025 movimentou a cadeia produtiva regional, gerou empregos diretos e indiretos antes, durante e após o evento. Desde a montagem da estrutura física até os serviços de apoio, comunicação, cultura, segurança, limpeza, alimentação e transporte, estima-se que 1.000 postos de trabalho tenham sido criados ou ativados temporariamente, beneficiando trabalhadores locais e pequenas empresas. São profissionais que tiveram a oportunidade de gerar renda para o sustento de suas famílias.

Segundo o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, resultados como estes confirmam a importância de investir na estruturação do ambiente de negócios para o cooperativismo. “O apoio dos nossos parceiros é fundamental para esse movimento de crescimento conjunto. O cooperativismo é um motor que movimenta as cadeias de serviços, sem contar as centenas de mão de obras que geramos em diversas áreas. Isso é o mais importante”, pontuou o presidente.

Antônio Barros, presidente da cooperativa COOPERTÁXI BELÉM, que atuou no transporte dos participantes do evento, enfatizou que parceria com o Sistema OCB-SESCOOP/PA valorizou os cooperados e a atuação da cooperativa. “Agradecemos o Sistema pela confiança e por abrir espaço para que o cooperativismo de transporte pudesse atuar ativamente da feira. A receita gerada nesse período representou um reforço econômico para a cooperativa, beneficiando diretamente nossos cooperados e isso é muito importante para nosso trabalho”, declarou Antônio.

Os efeitos do investimento do Sistema OCB-SESCOOP/PA na feira vão além dos dias do evento. Ao proporcionar um ambiente de negócios favorável, o Sistema contribuiu para o aumento da competitividade das cooperativas, que por sua vez geram mais emprego, renda e inclusão social. Com esses resultados, a expectativa da OCB-SESCOOP/PA é de que, o evento receba ainda mais apoio público e privado nas próximas edições.

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.