Cacauway é destaque empreendedor em prêmio da Plataforma Parceiros pela Amazônia

Iniciativas sustentáveis e inovadoras selecionadas na Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) se reuniram em Manaus no dia 5 dezembro. Na ocasião, além da rodada de negociações com investidores que beneficiou nove negócios - entre eles, a Coex-Carajás -, foram anunciados os indicados ao Prêmio Empreendedor PPA. O destaque ficou com a Cacauway, marca da Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica (Coopatrans).

 

De Medicilância, capital nacional do cacau, a Cacauway surgiu em maio de 2010, a partir da união de agricultores familiares, e hoje desponta como uma das mais importantes fábricas de chocolate da Região Norte. A empresa utiliza dos frutos às folhas do cacaueiro, produzindo amêndoa torrada “in natura” (nibs), chocolate em pó, barras, trufas, licores, geleias e peças artesanais.

 

O chocolate Cacauway é reconhecido como um dos melhores do mundo pelo Salão de Chocolate em Paris. Os produtos são apurados a partir de amêndoas selecionadas e fermentadas, dispensando o uso de corantes e aromatizantes artificiais, surgindo assim um terruá autêntico e de sabor único na Amazônia, que se destacou entre os investidores da PPA.

 

“A Cacauway está em etapa de expansão de mercado e industrialização do processo de produção. Para o próximo ano, a projeção é expandir para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país onde já iniciamos a articulação. Na produção, estamos aprimorando o processo, por meio da aquisição de máquinas que embalem as trufas em série, imprimem os logos, e assim, otimizem a produção. A parceria com a PPA irá auxiliar a consolidar e alavancar o negócio”, destaca Hélia Moura, sócia da Cacauway e cooperada da Coopatrans.

 

O Prêmio

 

O Prêmio Empreendedor PPA faz parte da Rodada de Negócios do Programa de Aceleração da Plataforma Parceiros pela Amazônia, uma iniciativa que estimula o crescimento de empresas, cooperativas e outros empreendimentos que valorizam a sustentabilidade e geram renda. A Chamada foi coordenada pelo Idesam e teve a parceria estratégica e apoio financeiro de USAID, CIAT, Instituto Humanize e Fundo Vale.

 

A Chamada de Negócios promoveu investimentos de R$4,8 milhões em nove negócios de impacto que atuam nas áreas de produção de alimentos, extrativismo ambiental, educação ambiental, entre outros. Na Floresta (AM), Coex-Carajás (PA), Oka Sucos (PA), Prátika Engenharia (AM), Tucum Brasil (RJ), Academia Amazônia Ensina (AM), NavegAM (AM), Manioca (PA) e Onisafra (AM) foram as beneficiadas. Já o Prêmio Empreendedor PPA, contemplou três iniciativas com investimento de R$10 mil cada, foram elas: Instituto Ouro Verde (MT), Serras Guerreiras de Tapuruquara (AM) e Cacauway (PA).

 

Texto: Fernando Assunção

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.