Image is not available

O objetivo é discutir as possibilidades de energias alternativas na geração distribuída. O Seminário será promovido pelo Sistema OCB/PA e pela COOBER no dia 23 de março, em Paragominas.

Image is not available

A ação faz parte do leque de atividades do Projeto Rural Sustentável (PRS), que visa melhorar as práticas de uso da terra e manejo florestal nos biomas.

Image is not available

A Prefeitura de Parauapebas realizará programação na próxima sexta-feira, 23, a partir das 18h30, na Câmara de Vereadores.

Image is not available

A COOPERATALAIA busca potencializar a experiência que os cooperados já possuem no cooperativismo a partir da profissionalização da gestão.

Image is not available

Prefeitura Municipal provocou reunião para definir termo de cooperação técnica. Outros municípios do Sudeste Paraense também serão beneficiados.

Arrow
Arrow
Slider
COMPRAS COLETIVAS: A IDEIA É NOSSA
Números no Pará

08

Empregados

53

Cooperados

02

Cooperativas



Quem compra em quantidade, normalmente consegue melhores preços e condições de pagamento. E as cooperativas perceberam isso muito antes dos grupos de compras que hoje fazem tanto sucesso na internet.

Quem participa de uma cooperativa de consumo consegue um monte de benefícios, que vão desde a redução dos preços dos produtos até a prioridade na aquisição de itens de qualidade.

Nesse ramo, as cooperativas podem ser do tipo “fechada” ou “aberta”. As fechadas admitem como cooperados somente pessoas ligadas a uma mesma cooperativa, sindicato ou profissão. Em geral, oferecem também dependências, instalações e recursos humanos necessários ao funcionamento da cooperativa. Já as abertas, ou populares, admitem qualquer pessoa que queira se associar.

Consumo
Pelo tempo...

A primeira cooperativa de consumo surgiu em Rochdale (Inglaterra) em 1844. O Brasil demorou quase 50 anos a mais para organizar a sua. Em 1889, surgiu a Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, em Minas Gerais. Nas décadas seguintes, houve expansão para diversos locais do Brasil.

A partir de 1960, no entanto, iniciou-se uma redução no cooperativismo de consumo, devido, principalmente, ao surgimento de grandes redes de supermercado e à supressão das isenções tributárias, principalmente, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.