COEX CARAJÁS: Extrativismo sustentável na Amazônia com o manejo de sementes e folhas
No coração da Flona Carajás, a Cooperativa dos Extrativistas da Floresta Nacional de Carajás (COEX) se destaca como um exemplo de como o extrativismo sustentável pode gerar prosperidade e conservar o meio ambiente. Ao trabalhar com o jaborandi, uma planta medicinal com alto valor econômico, a cooperativa garante o sustento de suas famílias e se torna um guardião da biodiversidade e um agente de transformação social.
Composta por 45 cooperados, a missão da COEX é melhorar a qualidade de vida de famílias de baixa renda por meio do extrativismo sustentável de folhas de jaborandi e da comercialização de sementes nativas para reflorestamento.
A cooperativa se destaca na extração das folhas de jaborandi, planta nativa utilizada na demanda de indústrias farmacêuticas. É dele que se extrai a pilocarpina, substancia utilizada para a produção de colírios para tratamento do glaucoma. Tamanha importância fez o jaborandi ser considerado ouro verde. É uma das espécies que, desde 1999, faz parte da lista de ameaçadas de extinção da flora brasileira.
Além disso, a cooperativa coleta e comercializa sementes de espécies nativas, contribuindo para a recuperação de floresta na Amazônia. Desde que os cooperados começaram a exercer a atividade, mais de 350 espécies de sementes já foram comercializadas. E essa é uma demanda com grande potencial no Brasil, já que existem cerca de 19 milhões de hectares que precisam ser recuperados.
Ao promover o reflorestamento e a conservação da biodiversidade, a cooperativa contribui para a sustentabilidade ambiental, atrelado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13, na ação contra a mudança climática.
A atuação da cooperativa vai além da conservação ambiental, promovendo o desenvolvimento econômico de comunidades locais e incentivando práticas de manejo sustentável. Seu trabalho mostra como iniciativas comunitárias podem garantir melhorias econômicas a partir das práticas de manejo e de venda do produto.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
COP30
TURIARTE promove imersão sensorial na essência da Flona Tapajós
TURIARTE promove imersão sensorial na essência da Flona Tapajós...
COP30
COOPERTRANSCOMBU Turismo ecológico da Coopertrans Combu contribui para manter a floresta em pé
Turismo ecológico da Coopertrans Combu contribui para manter a floresta em pé...
COP30
COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS são pilares do Desenvolvimento Sustentável
Cooperativas de Reciclagem são pilares do Desenvolvimento Sustentável...
COP30
COOPAFLORA: povos tradicionais impulsionam socio bioeconomia na Amazônia
COOPAFLORA: povos tradicionais impulsionam socio bioeconomia na Amazônia...