cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

TURIARTE promove imersão sensorial na essência da Flona Tapajós

Imagem Destaque

Imagine-se caminhando pelas trilhas misteriosas da floresta, ouvindo o sussurro das árvores antigas e sentindo a energia ancestral que permeia cada folha e raiz. Viver e sentir a floresta é uma experiência única. Ao incluir o manuseio de instrumentos tradicionais e a criação de biojoias nas rotas de turismo ecológico que promove, a TURIARTE não apenas gera renda para as famílias envolvidas, mas também permite uma maior aproximação do homem e da natureza. Suas atividades reforçam a identidade cultural e fortalecem os laços comunitários, contribuindo para a sustentabilidade social da região.

A cooperativa de Santarém, no oeste do Pará, integra comunidades da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns e do Projeto de Assentamento Agroextrativista PAE/Lago Grande. Composta por moradores locais, especialmente mulheres, a cooperativa se dedica ao desenvolvimento do turismo cultural, valorizando o artesanato típico e promovendo a interação entre visitantes e a rica cultura amazônica.

A cooperativa cria memórias e experiências autênticas a partir dos passeios e vivências. Os guias são moradores locais, apaixonados pela terra. Eles compartilham lendas, segredos e conhecimentos transmitidos por gerações. Nas comunidades, o visitante é convidado a tecer cestas de palha, ouvir histórias sobre os rios e lendas e a dançar ao som do carimbó e outras músicas regionais.

O turista é convidado a degustar pratos preparados com ingredientes regionais, além de peixes locais e temperos únicos. É uma viagem para o paladar e para o coração. Algumas das comunidades contam com aconchegantes pousadas e redários. O luxo está na simplicidade, na hospitalidade genuína e no calor humano.

A Turiarte possui 172 cooperados de comunidades que chamam a Amazônia de lar. Artesãs habilidosas e guardiãs da floresta. Cada cesto trançado, cada biojóia é uma expressão de amor pela terra e uma fonte de sustento para várias famílias.

Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a TURIARTE impacta positivamente o ODS 14, ao promover a conservação e o uso sustentável dos recursos hídricos locais, e o ODS 15, ao apoiar a proteção e recuperação dos ecossistemas terrestres. Por meio do turismo sustentável e da valorização de práticas culturais tradicionais, a cooperativa desempenha um papel crucial na preservação ambiental e no fortalecimento da economia local.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

COMITÊ DE MULHERES ELAS PELO COOP luta pela igualdade de gênero
COP30

COMITÊ DE MULHERES ELAS PELO COOP luta pela igualdade de gênero

Comitê de mulheres cooperativistas luta pela igualdade de gênero...

COOPAFLORA: povos tradicionais impulsionam socio bioeconomia na Amazônia
COP30

COOPAFLORA: povos tradicionais impulsionam socio bioeconomia na Amazônia

COOPAFLORA: povos tradicionais impulsionam socio bioeconomia na Amazônia...

SICREDI NORTE investe em estruturas sustentáveis e resilientes
COP30

SICREDI NORTE investe em estruturas sustentáveis e resilientes

Sicredi Norte investe em estruturas sustentáveis e resilientes...

CAMTA: produção agrícola e preservação ambiental com SAFTA
COP30

CAMTA: produção agrícola e preservação ambiental com SAFTA

CAMTA: produção agrícola e preservação ambiental com SAFTA...

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.