COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS são pilares do Desenvolvimento Sustentável



A reciclagem se destaca como uma peça fundamental para a construção de um futuro mais verde e equitativo. Ao transformar resíduos em recursos, essa prática não apenas reduz o impacto ambiental, mas também impulsiona a economia circular e contribui para o alcance de diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
São diversos os benefícios que a reciclagem promove, atendendo, por exemplo, à ODS 12, Consumo e Produção Responsáveis. Ao reduzir a necessidade de extração de matérias-primas virgens, a reciclagem diminui o impacto ambiental da produção e do consumo, incentivando a criação de modelos de negócios mais sustentáveis, que valorizam o reaproveitamento de recursos.
Também atende aos ODSs 14 e 15, Vida na água e Vida Terrestre, evitando que resíduos plásticos e outros materiais poluentes cheguem aos oceanos e à terra, protegendo a biodiversidade marinha e terrestre. Além de atender ao ODS 13, Ação Contra a Mudança Global do Clima, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa, ao diminuir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e a necessidade de produção de novos materiais. Também pode impulsionar a adoção de fontes de energia renováveis, como a biomassa gerada a partir de resíduos orgânicos.
Outro ODS atendido é o 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis. A reciclagem auxilia a tornar as cidades mais sustentáveis, por meio da redução da poluição e da melhoria da gestão de resíduos, estimulando a criação de espaços verdes e a promoção de práticas de consumo consciente dentro das comunidades.
AS COOPERATIVAS
Em todo o Estado, as cooperativas são as principais responsáveis pela organização, profissionalização e abertura de mercado para a atuação dos catadores. Com isso, atende ao ODS 8, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, gerando empregos/atividades verdes em diversas etapas da cadeia produtiva, desde a coleta e separação de resíduos até a produção de novos produtos reciclados.
A Cooperativa de trabalho de catadores de materiais recicláveis visão pioneira de Icoaraci (COCAVIP) é um bom exemplo. Atua na coleta, triagem e comercialização de resíduos, contribuindo significativamente para a sustentabilidade ambiental e a inclusão social em Belém.
A história da cooperativa mostra como iniciativas locais podem contribuir para uma transformação universal, demonstrando que a cooperação e o compromisso com a sustentabilidade são essenciais para o desenvolvimento de comunidades mais justas e ambientalmente responsáveis.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

COP30
SICREDI NORTE investe em estruturas sustentáveis e resilientes
Sicredi Norte investe em estruturas sustentáveis e resilientes...

COP30
TURIARTE promove imersão sensorial na essência da Flona Tapajós
TURIARTE promove imersão sensorial na essência da Flona Tapajós...

COP30
Unimed Belém leva luz de esperança para comunidades ribeirinhas
Unimed Belém leva luz de esperança para comunidades ribeir...

COP30
COOPIAÇÁ contribui para a segurança alimentar no Marajó
COOPIAÇÁ contribui para a segurança alimentar no Marajó...