cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR investem em energia solar

Imagem Destaque

Produzir mais, gastar menos e ainda cuidar do planeta. Algo que parece um sonho para qualquer empreendedor tem se tornado realidade para cooperativas formadas por produtores familiares do Pará. Antes lutavam contra os altos custos da eletricidade e a incerteza do fornecimento, agora veem seus campos se transformarem em um celeiro de oportunidade e sustentabilidade a partir da instalação de miniusinas de geração de energia solar.

As iniciativas das cooperativas estão ligadas diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), demonstrando como a produção e o consumo de energia podem ser realizados de forma responsável. Ao adotar a energia solar, empresas e indivíduos podem reduzir seu impacto ambiental, economizar recursos e contribuir para um futuro melhor.

A Cooperativa dos Produtores Rurais da Região de Carajás (COOPER), por exemplo, inaugurou em 2021 a sua usina solar fotovoltaica em Parauapebas. Atua há 27 anos no mercado promovendo agricultura familiar e incentivando práticas sustentáveis, fornecendo assistência técnica e compra de insumos de forma coletiva. Sua atuação fortalece a economia local, ao beneficiar, armazenar, e comercializar frutas transformadas em polpas e bombons, garantindo proveito total da produção sem desperdícios.

A COOPER foi a primeira cooperativa do ramo agropecuário a implantar a produção de energia solar. A usina fotovoltaica conta com 1008 painéis fotovoltaicos que convertem a energia proveniente do sol em energia elétrica. Atende a demanda de energia elétrica das unidades de beneficiamento, do setor administrativo e dos pontos de vendas da cooperativa nas cidades de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Xinguara.

Gerando renda para mais de 500 famílias de agricultores, a Cooper promove a industrialização sustentável com capacidade de produção de até 20 toneladas por dia e armazenamento de 500 toneladas. Além disso, sua comercialização envolve mercados locais e programas como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), facilitando o acesso a alimentos naturais e nutritivos.

 

OS ODS

A iniciativa impulsiona a transição para um futuro mais sustentável e cumpre os ODS da ONU. O ODS 7 busca garantir o acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos. Também promove a inclusão energética, afinal, as usinas podem ser instaladas em áreas remotas e isoladas, onde o acesso à rede elétrica convencional é limitado.

Outro ODS relacionado é o “Consumo e Produção Responsáveis” (ODS 12), já que a energia solar utiliza uma fonte renovável e abundante, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e a exploração de recursos naturais não renováveis.

 

A Cooperativa Agrícola Mista de Produtores do Oeste do Pará (CCAMPO) também é um bom exemplo. Sediada em Santarém, desempenha um papel fundamental no fortalecimento da agricultura familiar e na distribuição de alimentos na região. Criada em 2018 a partir da fusão de duas cooperativas menores, a COOPRUSAN e a COOPROMUBEL, a CCAMPO ampliou sua capacidade produtiva e conquistou novos mercados, beneficiando diretamente mais de 188 cooperados.

Entre suas principais atividades estão a produção de hortifrutigranjeiros, derivados da mandioca e o beneficiamento de polpas de frutas, atendendo, inclusive, programas públicos de merenda escolar nos municípios do Baixo Amazonas.

A cooperativa tem investido em inovação e sustentabilidade para garantir um crescimento equilibrado e responsável. Com o apoio do Sistema OCB/PA, a CCAMPO aprimorou seus processos internos, adotando novas práticas de gestão, reduzindo desperdícios e modernizando seus sistemas contábeis e de controle de estoque. Além disso, a cooperativa firmou uma parceria com a Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV) para implementar soluções de eficiência energética, incluindo a instalação de uma usina de energia fotovoltaica em Santarém, reduzindo significativamente os custos operacionais com eletricidade.

Sua atuação na eficiência energética e no uso racional de recursos reforça o compromisso com práticas responsáveis, minimizando impactos ambientais e promovendo um modelo de negócios mais sustentável.

 

 

https://www.semas.pa.gov.br/2024/02/23/semas-e-comunidade-quilombola-de-gurupa-discutem-projeto-de-creditos-de-carbono/

https://ojoioeotrigo.com.br/2024/06/carbonext-quilombolas-gurupa/

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Unimed Belém leva luz de esperança para comunidades ribeirinhas
COP30

Unimed Belém leva luz de esperança para comunidades ribeirinhas

Unimed Belém leva luz de esperança para comunidades ribeir...

COOSTAFE transforma a vida de mulheres encarceradas
COP30

COOSTAFE transforma a vida de mulheres encarceradas

COOSTAFE transforma a vida de mulheres encarceradas...

COOMFLONA promove o manejo florestal sustentável na Amazônia
COP30

COOMFLONA promove o manejo florestal sustentável na Amazônia

COOMFLONA promove o manejo florestal sustentável na Amazônia...

COEX CARAJÁS: Extrativismo sustentável na Amazônia com o manejo de sementes e folhas
COP30

COEX CARAJÁS: Extrativismo sustentável na Amazônia com o manejo de sementes e folhas

COEX Carajás: Extrativismo sustentável na Amazônia com o manejo de sementes...

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.