cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

O cooperativismo celebra o Ano Internacional das Cooperativas durante a COP30 com participação de lideranças nacionais e internacionais

  • Nenhum

 

OCB NACIONAL01JPGO reconhecimento, pela segunda vez, do Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela ONU em 2025, ganhou destaque durante a programação oficial da COP30, reunindo lideranças, autoridades e representantes do movimento cooperativista mundial em um momento histórico de valorização do setor. A solenidade, realizada no espaço da Green Zone, reforçou o protagonismo das cooperativas na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável, inclusivo e orientado para o futuro.

O Sistema OCB/PA marcou presença com uma comitiva representada pelo presidente Ernandes Raiol, que participou da cerimônia ao lado do presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes, e de lideranças da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), tanto da ACI-Américas quanto da ACI Global. Também estiveram presentes representante do MDA, parlamentares, demais representantes de organizações que atuam em políticas de clima, meio ambiente, economia verde e desenvolvimento social.

Durante o evento, as lideranças reforçaram que o Ano Internacional das Cooperativas traz uma oportunidade única de ampliar o reconhecimento sobre o impacto do modelo cooperativista no mundo. Segundo destacou Ernandes Raiol, a participação na COP30 fortalece a visibilidade do trabalho desenvolvido pelas cooperativas brasileiras, em especial as do Pará.

“Este é um momento importante para reafirmarmos que o cooperativismo está pronto para contribuir com soluções reais para os desafios climáticos, sociais e econômicos. O Pará tem avançado na agenda do desenvolvimento sustentável, e nossas cooperativas são protagonistas nesse movimento”, ressaltou o presidente do Sistema OCB/PA.

A presença das lideranças da Aliança das Cooperativas Internacional reforçou o alinhamento global em torno do fortalecimento do cooperativismo como um instrumento estratégico para a transição ecológica. Representantes internacionais destacaram o papel das cooperativas na promoção da economia circular, na valorização de comunidades tradicionais, na geração de emprego digno e na preservação ambiental.

Márcio Lopes, presidente da OCB Nacional, salientou que a celebração durante a COP30 simboliza o compromisso do cooperativismo brasileiro com a agenda climática. “O cooperativismo está aqui presente para mostrar para o mundo que sustentabilidade não precisa ser um passivo, ela é um ativo da humanidade. É muito importante a gente estar aqui apresentando o cooperativismo como uma ferramenta de atitude para as mudanças climáticas, questões gerais da sustentabilidade e o equilíbrio social. Somos parte das soluções. O cooperativismo é capaz de escalar práticas sustentáveis, gerar impacto positivo e promover desenvolvimento baseado na cooperação”, declarou o presidente.

A solenidade também contou com a presença de parlamentares que atuam na Frente Parlamentar do Cooperativismo, além de representantes do governo federal e de instituições da sociedade civil. As autoridades reafirmaram que o Ano Internacional do Cooperativismo deverá impulsionar políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor, ampliando o reconhecimento do cooperativismo como parceiro estratégico no desenvolvimento de políticas ambientais e sociais.

 

O evento reforçou que, no Ano Internacional do Cooperativismo, o movimento segue unido para construir soluções, ampliar o diálogo e promover um futuro mais justo, verde e colaborativo. A celebração marca o início de um ciclo de oportunidades, parcerias e maior integração entre as cooperativas do Pará, do Brasil e do mundo.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.