O Estado do Pará é a maior economia da região norte e o segundo maior em extensão territorial, inserido no bioma amazônico, por essas características foi eleito para sediar o XVII Fórum Internacional de Administração - FIA. O evento será promovido pelo Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA) e conta com o apoio do Sistema OCB/PA, e ocorrerá no período de 26 a 28 de setembro de 2022, em Belém, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, na retomada pós-pandemia.
O Fórum Internacional de Administração – FIA, é um dos eventos oficiais do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (Sistema CFA/CRAs), sendo considerado o maior evento da Ciência da Administração da América Latina e vai ser sediado em território amazônico pela primeira vez. O objetivo do FIA é debater entre os profissionais da Administração, sociedade, academia e mercado, norteada pelos princípios da ética, sustentabilidade e governança, além de difundir a ciência da administração, gerando grandes oportunidades de network e de negócios, permitindo inclusão de valores com apresentação de artigos científicos e uma programação diversificada, com palestras, painéis e o intercâmbio de conhecimentos e experiências sob perspectivas atuais, fomentando a discussão e o aperfeiçoamento da Administração em sua pluralidade, social, econômica e de desenvolvimento pleno.
Para o Fábio Lúcio Costa, Presidente do Conselho de Administração Regional do Pará, a importância da parceria com o Sistema OCB/PA é fundamental para um evento bem sucedido.“É bem verdade que trazer um evento dessa magnitude para nossa Capital, num momento pós-pandêmico e num ano de eleições gerais no país é muito desafiador, assim parcerias como a do sistema OCB/PA são fundamentais para o sucesso do evento como um todo” conta.
“A OCB/PA, historicamente, tem em seu DNA o trabalho de cooperativismo pautado no desenvolvimento do nosso gigantesco Estado e está ao nosso lado na realização do FIA é para nós que fazemos o Sistema CFA/CRAs, uma grande alegria, mais do isso, vai ao encontro das ações de parceria existente entre nossas entidades.” completa o presidente.
Programação
A edição que traz como tema “A Ciência da Administração sob a Égide da Ética, Sustentabilidade e Governança”, terá a abertura no dia 26 de setembro, às 19h, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, localizado no bairro do Marco.
Em sua Palestra Magna, o FIA traz a Belém, Leandro Karnal, historiador, professor e um dos maiores pensadores do nosso tempo. No FIA 2022, acontece paralelamente, o III FOGESP – Fórum de Gestão Pública, o II Fórum de Profissionais de Administração MAIS, o II Fórum de Jovens Profissionais de Administração, o V Fórum de Mulheres da Administração, o EPROCAD – Encontro de Professores e Coordenadores dos Cursos de Administração e o EDFAD – Encontro de Dirigentes de Faculdades de Administração.
Para participar, a inscrição deve ser feita no site do evento https://www.fia.org.br/
Uma programação de saúde e lazer, mas também uma oportunidade para colocar em prática os princípios cooperativistas. O 1º Pedal da Cooperação irá beneficiar instituições sem fins lucrativos de Belém e Icoaraci. Todos os inscritos deverão doar 3kg de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Instituto Áster, Creche Lar Cordeirinho de Deus, Casa do Menino Jesus e Creche Professora Edelburga Queiroz.
A programação ocorrerá no dia 28 de agosto, domingo, às 7h, no Portal da Amazônia. Faça já sua inscrição e entre nessa corrente do bem!
Conheças as instituições
O Instituto Áster nasceu em 2014 com a necessidade de ajudar crianças em tratamento de câncer, levando o entretenimento para os pacientes dentro dos hospitais para aliviar essa fase conturbada. Laços foram sendo criados e a ajuda ultrapassou os muros dos hospitais, chegando na casa desses pacientes através de doações de cestas básicas e kits de higiene básica. Hoje, 140 crianças são atendidas mensalmente, na sede localizada no bairro de Fátima, e todas as despesas do instituto são custeadas com doações da comunidade e por meio de bazar.
Denis Souza, um dos coordenadores da organização, conta que atualmente as doações declinaram e a ação traz motivos de felicidade e de alívio. “Vai viabilizar a nossa carga emocional tanto quanto a física, já que às vezes não conseguimos arrecadar tudo o que queremos, e com essas doações, vamos abastecer o nosso estoque para os meses posteriores. Ficamos muito felizes e emocionados com essa iniciativa”, falou.
Fundada em 2005, a Creche Casa Lar Cordeirinhos de Deus, no bairro de São Brás, acolhe crianças de famílias desfavorecidas economicamente ou em situação de vulnerabilidade. No início, eram apenas 40 crianças e as atividades eram meramente lúdicas e de entretenimento. Atualmente, 320 crianças de até 13 anos são recebidas com um trabalho desenvolvido em período integral, sendo monitorado e direcionado por educadores e monitores. Em paralelo, são promovidas ações e atividades com as famílias, oferecendo serviços sociais básicos, fortalecendo vínculos familiares e das responsabilidades enquanto pais ou responsáveis.
Para Noemi de Lima, fundadora e diretora da creche, o Pedal da Cooperação é uma grande iniciativa, que pode acabar inspirando outras instituições. “É muito importante para a nossa entidade que tem muita dificuldade. Essa ação vai trazer muitos benefícios para as nossas crianças e isso vai fazer com que outras instituições também façam mais ações”, disse a presidente.
Oriunda de Fortaleza, a Casa do Menino Jesus foi inaugurada em Belém, em 1999, com o intuito de acolher crianças e adolescentes, juntamente com os seus responsáveis, sem condições de custear o tratamento na cidade, vindos do interior e de outros estados para tratamento de câncer e de outras enfermidades. Mensalmente, a entidade recebe, em média, de 50 a 60 assistidos.
Denise Silva, auxiliar administrativo, agradece emocionada a escolha da instituição para receber as doações. “Agradeço imensamente por sermos agraciados pela ação, será um benefício enorme não só para a instituição, mas principalmente para as crianças, os adolescentes e as suas famílias que tanto precisam do nosso apoio nesse momento difícil", diz a auxiliar.
A Creche Professora Edelburga Queiroz, em Icoaraci, foi criada em 2010 pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci (COOCAVIP) com o intuito de ter um local para os filhos de cooperados ficarem enquanto trabalham. A creche foi montada majoritariamente através de doações e móveis reformados através da reciclagem. São 172 crianças, de 0 a 6 anos, no período integral e nos turnos da manhã e tarde.
Nádia Gomes, diretora financeira da creche, fala que com essa doação, os pais podem trabalhar sabendo que os seus filhos vão fazer refeições completas. “A alimentação é fundamental e essa doação vai ser muito importante. Os alimentos estão caros e o olhar para ajudar os nossos pequeninos, vai além deles, ajuda os pais a ficarem tranquilos.” conta.
Inscrições
O 1° Pedal da Cooperação será realizado no dia 28 de agosto, domingo, a partir das 7h, no Portal da Amazônia. A ação é promovida pelas cooperativas UNIMED BELÉM, UNIODONTO BELÉM, SICOOB COOESA e SICREDI NORTE, e conta com apoio do Sistema OCB-SESCOOP/PA e da Prefeitura de Belém.
As inscrições devem ser feitas no site www.paracooperativo.coop.br ou através do link https://forms.office.com/r/6NXNBz0fNu até o dia 21 de agosto. Para confirmar a inscrição, o participante deverá doar três quilos de alimentos não perecíveis, na sede do Sistema OCB/PA, localizado na avenida Conselheiro Furtado, 1693, no bairro da cremação, tendo direito ao kit que contém camisa, sacochila e garrafa estilo squeeze, que poderão ser retirados entre os dias 23 e 26 de agosto. As crianças atendidas, em especial as que estão em tratamento contra o câncer, apenas podem consumir alimentos que estejam no prazo de validade de no máximo até 3 meses.
“Estamos muito felizes em poder mobilizar as cooperativas em prol de causas tão importantes, que desempenham um papel inestimável em nossas comunidades. Por isso, reforçamos o convite para que todos participem e contribuam com a campanha”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
População agora conta com os diferenciais da primeira instituição financeira cooperativa do país
Nesta quarta-feira, dia 27, o Sicredi inaugurou mais uma agência no estado do Pará. A população de Água Azul do Norte recebeu uma nova agência com estrutura moderna e confortável que reflete o foco no relacionamento através de um atendimento próximo com seus cooperados e comunidade.
A inauguração da 58ª agência da Cooperativa Sicredi Sudoeste contou com a participação de cooperados, Prefeito, Primeira-Dama, autoridades locais, representantes religiosos, Diretor Executivo da Cooperativa, Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa e colaboradores. O Presidente Sr. Antonio Geraldo Wrobel reforçou na ocasião o compromisso em promover o cooperativismo de crédito como alternativa financeira para mais pessoas. “A inauguração desta agência amplia as oportunidades na região, tanto para a população que agora pode contar com uma instituição financeira que valoriza as pessoas, quanto para o crescimento de toda a economia local. Estamos muito felizes em poder contribuir e receber o acolhimento das pessoas”. Além de oferecer soluções financeiras com taxas justas o Sicredi reinveste recursos na região através de linhas de crédito, distribuição do resultado e aplicação em projetos da comunidade, contribuindo assim para o crescimento coletivo.
O Gerente de Agência Sergio Augusto Caldas Rubim fala com entusiasmo sobre a nova agência e convida toda a população para conhecê-la. “É com imensa alegria que abrimos as portas da agência para receber a população de Água Azul do Norte. Nosso objetivo é entregar mais do que soluções financeiras, queremos levar atendimento de qualidade, taxas justas e ainda fomentar o desenvolvimento da nossa região. Isso porque no Sicredi todos podem ganhar juntos. E é assim que convido toda a população para conhecer mais sobre nossos diferenciais e vir tomar um café com a gente”.
A Agência de Água Azul do Norte está localizada na Avenida Lago Azul, s/n, no Centro.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está presente em todos os estados brasileiros mais Distrito Federal, com mais de 2.200 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
Com o objetivo de promover a inclusão digital às cooperativas e às comunidades em vulnerabilidade, o SESCOOP-PA em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia e a Unimed Belém, abriu as inscrições para o curso básico de informática do projeto “Labcoop”. Com 12 vagas, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 06 de junho, sábado, através do link: https://www.even3.com.br/labcoop/
O Laboratório de Informática para Capacitação de Cooperativas (LABCOOP) é um projeto que oferece cursos gratuitos de informática para pessoas de baixa renda. Serão 10 dias de curso, com início no dia 08 de agosto e finalizando no dia 29 de agosto. As aulas serão ministradas segunda, quarta e sexta, de 14h às 17h, no auditório do Sistema OCB/PA, localizado na avenida Conselheiro Furtado, 1693.
Nos encontros, com 40 horas de carga horária, vão ser administrados os módulos: Desvendando o computador - conceitos básicos; Introdução à edição de texto; Introdução à apresentação; Utilizando o computador de forma ética, consciente e segura.
Para participar do LABCOOP é necessário ter a idade mínima de 15 anos. Em relação ao público de comunidades vulneráveis, a UFRA é a responsável por fazer a indicação dos inscritos.
Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA, conta que o projeto é de suma relevância social, democratizando o acesso às tecnologias da informação para pessoas de baixa renda. “A Inclusão digital disponibilizada pela LABCOOP se enquadra no quinto princípio cooperativista, que é o desenvolvimento da educação, formação e informação. Além disso, o projeto leva o acesso a essa informação tecnológica para quem mais precisa.”, conclui o presidente.
O Sistema OCB/PA é responsável pelo fomento e defesa do movimento cooperativista no Estado, por isso, está sempre em busca de parceiros para o desenvolvimento das mesmas, atuando junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e com entidades nacionais e internacionais, visando conquistas e avanços para as singulares. Através de emenda parlamentar, nos dias 14 e 21 de julho, na sede da FUNASA, foram entregues às cooperativas equipamentos doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) por intermédio do Deputado Federal Eduardo Costa.
A parceria é resultado do trabalho de articulação política do Sistema OCB/PA que apresentou aos deputados federais e estaduais o documento “Demandas Qualificadas das Cooperativas Paraenses para Emendas Parlamentares”. Na Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP), quando foi exposto o potencial dos produtos e serviços das singulares, foi feito o levantamento do que cada cooperativa necessita para o fomento de suas atividades.
O resultado dessa parceria aconteceu no dia 27 de junho, na sede da FUNASA, quando houve a cerimônia de entrega dos equipamentos para serem distribuídos às cooperativas, com a presença do deputado e do governador do Estado, Helder Barbalho.
A Cooperativa dos Agricultores da Região de Tailândia, CART, foi a primeira agraciada, no dia 14, com a entrega do caminhão e de equipamentos para melhorar a produção. Jeane Carvalho, gerente geral, foi quem representou a cooperativa.
“Ficamos extremamente felizes por termos sido contemplados com esses bens que vão ser extremamente úteis para o nosso dia a dia. Parecia algo irreal para nós, e quando soubemos que receberíamos o caminhão para utilizarmos no transporte dos nossos produtos, uma sensação de gratidão, de sonho realizado, de agradecimento tomou conta de todos nós que fazemos parte da CART, e recebemos com muita alegria e comemoração estes bens”, disse que gerente.
No dia 21, a cooperativa agraciada com os equipamentos foi a Cooperativa de Produção dos Agricultores Familiares do Município de São Miguel do Guamá, COOPAMIGS. Quem representou a cooperativa foi a diretora presidente, Maria Silva, contou que as doações chegaram em uma boa hora e vão auxiliar no desenvolvimento e na produção.
“Chegou em uma boa hora, porque vai ajudar na a escoar a produção, vai diminuir custos na questão da logística, e eu tenho certeza que vai gerar uma renda melhor. Tudo isso graças a OCB/PA e toda a sua equipe que são engajados em buscar melhorias para as cooperativas”, contou a diretora.
A Codevasf tem uma atuação limitada ao Estado do Pará, beneficiando apenas cooperativas de municípios que têm cobertura da empresa. Dessa forma, a OCB/PA foi vista como um instrumento de desenvolvimento local.
“Nós, de por muita boa fé, recepcionamos esses equipamentos e estamos dando vazão a eles, entregando para as cooperativas e elas vão desenvolver lá os seus municípios. É muito gratificante saber que a OCB pode ser um mecanismo para que isso chegasse na ponta, a gente se sente realizado”, disse a assessora jurídica do Sistema OCB/PA, Nelian Rossafa.
Nelian fala que em nome do Sistema OCB/PA que foi muito bom ver as cooperativas sendo contempladas, sabendo que farão bom proveito dos equipamentos. “Nós já amamos o cooperativismo, amamos fazer o que a gente faz e ver que podemos contribuir um pouquinho mais é recompensador. Posso falar isso em nome do nosso Presidente Ernandes Raiol, do nosso Superintendente Júnior Serra”, completa a assessora jurídica.