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Sistema OCB/PA oferece capacitação e suporte para a realização de AGOs

Sistema OCB/PA oferece capacitação e suporte para a realização de AGOs

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Com o início da pandemia, todas as Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs), que antes eram realizadas apenas presencialmente, tiveram que ser adaptadas. Pensando nisso, o Sistema OCB/PA comprou a licença de uma plataforma online para a realização das AGOs, que são uma obrigação anual de todas as cooperativas, exceto das de crédito.

“Devido à pandemia, no ano passado, houve a instrução normativa do DREI - Departamento de Registro Empresarial e Integração - número 79, de 14 Abril de 2020, que veio instituir a possibilidade de realização das assembleias de forma semipresencial, ou seja, algumas pessoas no local de realização da AGO e o restante de forma virtual; e veio trazer, também, a possibilidade de realização totalmente virtual, com cada participante em ambientes separados, realizando essas assembleias.”, afirma Diego Andrade, Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP/PA.

A plataforma escolhida pela OCB/PA foi a “Microsoft TEAMS”, onde é possível não apenas realizar as reuniões, mas também proporcionar treinamentos e uma variedade de cursos online, além da configuração que possibilita a gravação das transmissões. Com a licença, muitas cooperativas solicitaram o sistema, o que levou a OCB/PA a iniciar, este ano, a capacitação das cooperativas, em relação ao uso da plataforma.

“Primeiro foi necessário capacitar a nossa equipe, para que a nossa equipe pudesse estar ciente de como auxiliar na condução da assembleia junto à cooperativa e, posteriormente, capacitar um operador da cooperativa para a condução e utilização da plataforma. Orientamos sobre todo o funcionamento, sobre os processos de votação, de apresentação dos materiais, aceitação de pessoas nas reuniões, entre outros. Todos os procedimentos necessários para que a assembleia seja realizada da melhor forma possível.”, reitera.

Para reforçar esse treinamento às cooperativas, o Sistema OCB/PA ainda preparou um tutorial, onde é ensinado o passo-a-passo do uso do aplicativo, desde o download, que pode ser feito gratuitamente, em sua versão completa, em aparelhos Android e IOS. O conteúdo está disponível no site e nas redes sociais da OCB/PA.

“Realizamos as capacitações e acompanhamos as assembleias para o cumprimento legal e também para qualquer necessidade de suporte técnico na utilização da plataforma. Estamos à disposição de todos para prestar todo o apoio necessário.”, afirma o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Lembrando que as AGOs devem ser realizadas até esta quarta-feira, dia 31 de março. Se você ainda possui alguma dúvida sobre a funcionalidade do sistema ou precisa de acompanhamento técnico para a sua assembleia, é só mandar e-mail para Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

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Sicredi MT/PA alcançou R$ 109 milhões de resultado

Sicredi MT/PA alcançou R$ 109 milhões de resultado

 

Um dos diferenciais do modelo de negócio cooperativo é a distribuição do resultado entre os associados, conforme deliberação em assembleia. Os sócios cooperados da Sicredi Sudoeste MT/PA já contam com a parcela de distribuição do montante de R$ 109 milhões alcançados em 2020. No país, o Sicredi atingiu o resultado de 3,3 bilhões de reais.

 

Na Sicredi Sudoeste MT/PA as assembleias contaram com a participação de 8 mil associados e a distribuição do resultado ocorreu nesta terça-feira, dia 23 de março, para seus mais de 102 mil associados. O Presidente da Cooperativa Antonio Geraldo Wrobel destacou a relevância da distribuição, principalmente pelo atual cenário socioeconômico.

 

“O ano de 2020 foi de cooperar e sabemos que o momento continua desafiador, por isso aceleramos a distribuição do resultado a fim de disponibilizar o recurso para o associado e faze-lo girar em nossa comunidade”, reiterou Wrobel.

 

É importante frisar que os recursos ficam na área de atuação da Cooperativa e são reinvestidos na própria região. Isso cria um ciclo virtuoso, onde associados, comércio local, produtores e toda a comunidade ganham juntos.

 

Os associados podem consultar o extrato detalhado da distribuição com seu gerente. Quem ainda não é associado pode se associar em uma das agências do Sicredi ou solicitar abertura de conta pelo site www.sicredi.com.br e contar com todos os produtos e serviços financeiros e os benefícios de ser associado a uma instituição financeira cooperativa.

COOMAC busca IG da farinha de Bragança

COOMAC busca IG da farinha de Bragança

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A tão famosa e apreciada farinha de Bragança seguiu mais um passo para o reconhecimento nacional.   Nesta quarta-feira (24), a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares dos Caetés (COOMAC) aprovou proposta de Caderno Técnico de Especificações (CTE). A apresentação ocorreu em Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada de forma virtual com o apoio do Sistema OCB/PA.

Por causa da pandemia, o encontro foi semipresencial e contou com a presença de agricultores da cooperativa, da OCB/PA, da Emater, Adepará e da Secretaria de Agricultura do Estado (SEDAP). Discutiu-se duas pautas, apresentadas pela cooperativa no edital. Uma delas foi sobre a identificação de procedência da farinha de mandioca de Bragança, no nordeste paraense.

Na ocasião, foram apresentados os artigos do Caderno Técnico de Especificações e a redação foi aprovada, o que permite à cooperativa, agora, dar sequência aos trâmites legais na busca pela identificação de procedência da farinha de mandioca, como genuinamente bragantina.

“Seguindo o decreto estadual, optamos por manter nossa AGO de forma virtual, seguindo todos os protocolos de segurança com a preocupação devida a todos os nossos produtores. Foi uma reunião importante para darmos prosseguimento ao processo de identificação geográfica. Vamos trabalhar no que for necessário para alavancar e organizar a cadeia produtiva da farinha na região bragantina e para termos a valorização do homem do campo”, enfatizou o presidente da COOMAC Bragança, Paulo do Carmo.

As entidades parceiras se posicionaram reforçando a importância desse passo, destacando as vantagens e benefícios de possuir essa identificação, como forma de valorização do produto e da própria cooperativa.

“Não tem como falar em Bragança, sem falar em farinha de mandioca e vice-versa. O município é referência no estado quando o assunto é a produção de farinha. A AGO foi importante para definir esse novo passo para a cooperativa, pois vai valorizar muito mais o ingrediente, que é indispensável na gastronomia e na cultura paraense. A OCB/PA está à disposição para apoiar na articulação junto às entidades estratégicas que regulam as identificações de procedência.”, destaca o presidente da OCB/PA, Ernandes Raiol.

De acordo com a representante da SEDAP na assembleia, a técnica Márcia Tagore, a secretaria já está em negociação com o banco do Estado para abrir uma linha de crédito específica para o segmento.

“Já existe a linha de crédito federal de financiamento pra produção da farinha de mandioca, pelo PRONAF, mas estamos tentando uma negociação com governo do estado, justamente pra melhoria dessas casas de farinha. É um conjunto de ações que não andam sozinhas e quanto mais pessoas estiverem empenhadas pra tentar resolver, melhor. Estamos à disposição.”, reiterou

A outra pauta trazida na AGO foi a eleição anual dos conselheiros fiscais, que é uma obrigação da Lei Geral do Cooperativismo, Lei 5.764/1971, que precisam renovar pelo menos 2/3 dos conselheiros anualmente.

PRAZO

Lembrando que o prazo legal das AGOs é até o dia 31 de março (exceto para cooperativas de crédito). Elas estão sendo realizadas de forma semipresencial ou online, por causa da pandemia. Uma das possibilidades é a plataforma Microsoft TEAMS, disponibilizada gratuitamente pelo Sistema OCB/PA na sua versão completa para os sistemas Android e iOS. As cooperativas interessadas devem enviar e-mail para Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., onde também se pode solicitar o acompanhamento técnico da AGO.

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?? Na CacauWay, a páscoa já começou!

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Cresce demanda de cooperativas farmacêuticas no Pará

Cresce demanda de cooperativas farmacêuticas no Pará

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            Desde o início da pandemia, os profissionais da saúde se mostraram mais do que necessários na luta pela vida, e isso inclui os farmacêuticos, em suas mais diversas formas de atuação. Com o crescimento no número de casos da doença aqui no Pará, as cooperativas farmacêuticas precisaram unir forças para dar conta do aumento da demanda nos setores hospitalar, clínico e de distribuição.

            Em quase quatro anos, a Cooperativa de Trabalho Farmacêutico de Belém (UNIFARMA), não viveu uma rotina tão intensa quanto a atual. Formada por 50 cooperados, precisou avançar na prestação de serviços por causa do novo coronavírus. Ainda no ano passado, os farmacêuticos promoveram transmissões ao vivo nas mídias sociais, com o objetivo de tirar dúvidas de internautas e contribuir com o enfrentamento à Covid-19.

 “Estamos enfrentando, talvez, o nosso maior desafio, algo que está sendo um grande aprendizado diário frente às dificuldades de tratamentos, orientações aos nossos usuários e nossos clientes”, destaca o diretor-presidente da UNIFARMA Belém, José Ronaldo Sousa Jr.

Com a variante da doença e os novos desafios em 2021, os cooperados precisaram se unir ainda mais. Atualmente a UNIFARMA está 100% presente em dois grandes hospitais da Região Metropolitana de Belém – Hospital Maradei (na capital) e no Hospital Santa Maria (em Ananindeua) – por meio da locação de mão-de-obra e na gestão de serviços farmacêuticos. A demanda no setor de distribuição de medicamentos, onde os profissionais fazem o planejamento de estoques, também cresceu.

“Outro grande desafio é a nossa logística e abastecimento. Vivemos em um dos estados com a maior dificuldade de logística e, com esse cenário de pandemia, aumentou a escassez de produtos. Estamos diuturnamente procurando fornecedores e produtos para garantir a assistência aos pacientes.”, enfatiza José Ronaldo.

            Para atravessar este momento, o modelo de trabalho cooperativista é um diferencial na atuação dos profissionais, com uma rede colaborativa mútua, onde vários parceiros no mercado local e estadual ajudam na sinalização de fornecedores.

“Nós temos o diferencial de ter grandes profissionais/cooperados que já estão na estrada, com uma maturidade profissional para enfrentar essa pandemia. Outro diferencial é a lei do “ganha-ganha”: a empresa nos contratando tem uma redução enorme de custos de folgas, de pagamento, férias, atestado, licença e com responsabilidades de gestão. Qualquer tipo de cobertura é nossa e já está prevista em contrato, além de reduzir a zero o risco de passivos trabalhistas”, afirma.

 

REFORÇO DE FARMACÊUTICOS NA VACINAÇÃO

Outra cooperativa farmacêutica que não parou e ainda sentiu esse crescimento na demanda foi a COOFARMI, que já existe há 4 anos e conta com 252 cooperados – todos devidamente inscritos no Conselho de Farmácia. Segundo a diretoria da cooperativa, a demanda cresceu entre 30 e 50% durante a pandemia, tanto na solicitação de plantões, como na cobertura de profissionais doentes em outras farmácias.

Em março deste ano, mais de 50 cooperados se habilitaram com um curso técnico pelo ICTQ (Instituto de Ciência e Tecnologia de Qualidade) em vacinação, para atuar junto ao município ou estado, caso necessário, no reforço da mão-de-obra na vacinação contra a Covid-19.

 “Nós só colocamos 50 farmacêuticos para fazer o curso de vacinação, pois na turma só podem ser 50 por vez, mas em maio terá outra turma e mais colegas farão o curso de capacitação para ficarem qualificados em vacinar. Recebemos os certificados esta semana e vamos registrar em nosso conselho. Só depois teremos a autorização do CRF para poder vacinar. Em breve vamos oferecer o nosso serviço do estado e às prefeituras”, afirma o farmacêutico bioquímico e diretor-presidente da COOFARMI, João Roberto de Amorim.

            O diretor ainda destaca a importância do cooperativismo no segmento, principalmente neste momento de crise na saúde. “Aprendemos todos os dias a ajudar um ao outro, principalmente os mais experientes ajudando a dar segurança aos mais novos profissionais, mostrando ética e respeito aos nossos pacientes”, afirma.

 

Cooperativa de Trabalho de Farmacêuticos Independentes
Rua Municipalidade, entre Wandelkolk e Dom Romualdo Coelho - Umarizal, Belém/PA
Edifício Mirai Office 985 - Sala – 505
Contatos: (91) 2121-2559 / Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Cooperativa de Trabalho Farmacêutico UNIFARMA Belém
Tv. Manoel Evaristo, 449 – Umarizal
CEP: 66050-290 – Belém/PA – Brasil
Contatos: (91) 98130-1201 / Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

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