Com uma história construída por várias mãos, a SICOOB Cooesa vem contribuindo para abrir as portas do cooperativismo financeiro para a população paraense. A cooperativa comemora 27 anos de sucesso com mais de 4,5 mil cooperados e 35 colaboradores. Em 2020, cresceu 77% em ativos totais em relação ao anterior, posicionando-se como uma das mais relevantes alternativas de crédito no Estado.
Em 1994, o paraense sentia no bolso os efeitos de uma inflação exorbitante. Nesse cenário de crise, 42 funcionários da Alepa tiveram uma grande ideia: cooperar. Foi então que surgiu a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (SICOOB Cooesa). Hoje, a cooperativa possui pontos de atendimento em Castanhal e duas agências em Belém. O objetivo é atingir crescimento com mais unidades em Belém, Ananindeua e Santa Izabel.
Nessa trajetória, estão registrados diversos marcos importantes, como a integração ao SICOOB Central Unicoob, em 2015. Outro acontecimento marcante foi a mudança para a modalidade de livre admissão, que a partir de 2016, permitiu que qualquer pessoa pudesse fazer parte da instituição.
"É com muita satisfação e responsabilidade no processo de consolidação e perenidade, que nos trouxe a esses 27 anos de caminhada de sucesso do SICOOB Cooesa", afirma a presidente, Márcia Rejane Moutinho Ramos.
Segundo a diretora superintendente, Andrea Almeida, que está há 22 anos na cooperativa, o sentimento de poder ter crescido com o Sicoob Cooesa é gratificante. “Entrei como atendente e hoje ocupo um cargo de gestão. São anos de dedicação e amor à cooperativa. São muitos os desafios e momentos difíceis, mas todos superados com dedicação", afirma.
A supervisora Administrativa e Financeira, Marcela Cristina Miranda da Silva, também cresceu junto com o Sicoob Cooesa. Ela, que está há 15 anos na singular, já foi auxiliar contábil, assistente de pessoal e depois foi promovida para agente de controle interno. Em 2011, passou a ocupar o cargo de contadora e desde 2015, está no cargo atual. “Amo trabalhar na cooperativa. Os desafios foram grandes, mas as conquistas foram maiores. Tenho uma gratidão imensa pelos gestores que passaram por esta empresa”, agradece.
NÚMEROS
Apesar de ter sido um ano desafiador, 2020 foi marcado pela superação da cooperativa. A SICOOB Cooesa cresceu 77% em ativos totais em relação ao anterior, um volume de R$ 99,8 milhões, atingindo patrimônio líquido de R$ 15,8 milhões. Em relação às operações de crédito, houve um crescimento de 26%, chegando a um volume de R$ 45 milhões.
“No momento da crise, o mercado como um todo ficou instável. Foi necessário nos reinventarmos e enfrentarmos todos os desafios. O primeiro semestre foi complicado e tivemos que nos recuperar no segundo semestre, auxiliando cooperados e clientes com dificuldades a também se reinventar”, comentou Márcia.
Outro dado importante é o resultado em sobras, que superou em 161% os números de 2019 com um total bruto de R$ 2,8 milhões que foi 100% creditado para os cooperados.
“Controlamos o que era feito, revisamos e negociamos contratos. Se a receita estava difícil de vir, tivemos de controlar despesas para termos resultado. Ajudamos o cooperado a enfrentar a crise, através de linhas que o governo prorrogou; negociamos; ficamos mais próximos. Mesmo com todo o cenário, tivemos um dos menores índices de inadimplência dos últimos anos”, explicou Andréa.
Em 2020, a cooperativa conquistou mais uma vez o selo “Amiga da Comunidade” do Instituto Sicoob, que reconhece as singulares que desenvolvem diversas ações de educação financeira, cidadania financeira, educação socioambiental e educação cooperativista.
A SICOOB Cooesa retornou para a sociedade R$ 11,8 milhões no último exercício em aquisição de insumos e serviços para o desenvolvimento das atividades. Tudo que foi adquirido e comprado na região gerou R$ 4,8 milhões; contrato de pessoas, honorários e impostos geraram R$ 6,9 milhões. A cooperativa trabalha com os cooperados e com a comunidade ao seu entorno, consumindo, contratando e fomentando a economia na região onde está, diferente de instituições bancárias tradicionais.
No planejamento estratégico, prevê-se a meta de alcançar, até 2025, 12.750 cooperados, atingir 90% de utilização dos serviços usados pelos canais digitais, ampliando o processo de digitalização; melhorar o índice de eficiência padrão em pelo menos 18%; ter um crescimento anual em média de 25% a 28%. Já para 2021, a meta é ampliar a carteira de credito em 28%.
“A Cooesa tem 27 anos de existência em prol do desenvolvimento da sociedade paraense através do crédito e o Sistema OCB/PA parabeniza os cooperados por essa importante história de cooperação. Todos os ramos do cooperativismo dependem de um acesso justo a serviços financeiros. Seja um produtor do campo, um empreendimento educacional, de transporte, de saúde, enfim. Contamos com a continuidade e expansão desse apoio ao crescimento econômico das outras atividades, o que se reflete nos mais diversos benefícios sociais”, enfatizou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
A COOPERATIVA
A cooperativa oferece todos os serviços de uma rede bancária tradicional, tais como conta corrente, poupança, financiamentos, convênios (arrecadações), consórcios, seguros, câmbio, cartões de crédito e caixas eletrônicos, previdência privada. É uma instituição financeira controlada pelo Banco Central do Brasil como qualquer banco, porém, com algumas e vantagens.
Ao invés de um único dono, os clientes, ao se associarem, também se tornam donos do negócio. É um empreendimento coletivo regido de forma democrática por assembleias gerais dos clientes-sócios que decidem, por exemplo, as taxas de juros, os integrantes da diretoria e ainda dividem o lucro anual proporcionalmente.
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Este mês o Sistema OCB-SESCOOP/PA preparou uma oportunidade imperdível voltada para as cooperativas de crédito do Estado do Pará. Entre os dias 26 de maio e 04 de junho deste ano serão disponibilizadas 30 vagas para o curso Certificação Profissional ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, responsável por uma série de boas práticas para as empresas destes setores, além de oferecer certificações para os profissionais das áreas.
A série que será que fornecida será a 10 (CPA 10), que é regulamentada pela ANBIMA. A certificação é uma maneira de garantir a formação e a conclusão de determinado curso ou etapa de conhecimento.
CURSO PREPARATÓRIO CPA 10:
O curso é composto por 7 capítulos, de acordo com o Programa Detalhado Oficial disponível no site da ANBIMA:
1 – Sistema Financeiro Nacional;
2 – Ética e regulamentação;
3 – Noções de economia e finanças;
4 – Princípios de Investimento;
5 – Fundos de Investimento;
6 – Instrumentos de renda fixa e renda variável;
7 – Previdência complementar aberta.
MATERIAL DIDÁTICO:
Para o acompanhamento do curso, serão fornecidos:
- Material em PDF (apostila, 230 simulados e 70 mapas mentais);
- Dezesseis horas de aulas presenciais;
- Oito horas de tutoria ativa no grupo de WhatsApp exclusivo da turma (simulados, correções e tira-dúvidas);
- Acesso por 30 dias às aulas gravadas de apoio por conta privada no Instagram.
SERVIÇO:
Curso Certificação Profissional ANBIMA – Série 10 (CPA 10) para as Cooperativas de Crédito do Estado do Pará
Data: 26 de maio a 04 de junho de 2021
Horário: 19h às 21h
Modalidade: Online
Plataforma: Microsoft Teams
Instrutora: Eliane Jaqueline Metzner
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Pensando em fortalecer o potencial cooperativista no município de São Miguel do Guamá, no nordeste do estado, o presidente do Sistema OCB-SESCOOP/PA, Ernandes Raiol, visitou a Câmara Municipal na sexta-feira (30) e se reuniu com vereadores e representantes de cooperativas a fim de discutir benefícios para a categoria, assim como a elaboração de leis voltadas ao cooperativismo.
Entre os assuntos discutidos, esteve a proposta da criação de uma frente parlamentar no município, com o objetivo de fortalecer o cooperativismo local; a criação de vagas para menor aprendiz no setor; foi sugerida, também, a criação de uma cooperativa de transporte e de trabalho, levando em consideração as demandas que têm surgido por estes serviços na cidade.
“Criando a frente parlamentar poderemos encaminhar as demandas ao Poder Legislativo Estadual e ao Governo do Estado, bem como ao Executivo municipal, para divulgação, incentivo e apoio ao cooperativismo em nosso município, visando a geração de renda e empregos em nossa cidade.”, afirma o presidente da casa parlamentar municipal, vereador Raimundo Miteco.
Atualmente, o município conta com três cooperativas do ramo agro, que tem contribuído com o desenvolvimento local. Uma das que estiveram presentes foi a COOPASMIG - Cooperativa de Produção dos Agricultores Familiares de São Miguel do Guamá.
“Pra mim, como presidente, achei muito importante a vinda do presidente do sistema OCB/PA à nossa cidade. Com o surgimento de novas cooperativas, a gente vê que o pessoal realmente está se preparando pro desenvolvimento, que o caminho são as cooperativas. Pra gente foi um marco esse diálogo, isso tá sendo de extrema importância porque motiva o trabalho cooperativista no município.”, comenta a presidente da COOPASMIG, Maria Santos.
Por hora, o encontro não estabeleceu nenhuma data ou calendário para o início das propostas discutidas. O primeiro passo, agora, será realizar as mudanças exigidas na legislação municipal. Só a partir de então é que será convocada uma nova reunião para estabelecer um cronograma de ações voltadas ao cooperativismo em São Miguel do Guamá.
“Nossa visita teve um propósito muito claro e estamos satisfeitos com a abertura que tivemos para expor aos vereadores a demanda e a importância do trabalho cooperativista na cidade. O surgimento de cooperativas representam mais oportunidades, geração de emprego, renda, perspectivas para famílias e o movimento da economia local. Esperamos, muito em breve, ver a expansão das atividades cooperativistas em São Miguel do Guamá, com o apoio da gestão municipal.”, explica o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
“A presença do Raiol foi de suma importância para a apresentação do pensamento cooperativo aos vereadores e ao grupo de pessoas interessadas em novas cooperativas.”, finaliza o vereador Raimundo Miteco.
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O primeiro semestre de 2021 marcou a abertura de mais uma agência do Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) no Pará. A inauguração foi em Tucuruí, no sudeste do estado, a partir da vontade da própria população, que manifestou o desejo de ter a instituição financeira cooperativa na cidade. O objetivo é expandir o serviço de cooperação de crédito a população e fomentar o desenvolvimento da região, principalmente durante esse momento de pandemia, em que a economia foi impactada para muitos empreendedores.
Por causa das restrições decorrentes do novo coronavírus, a cerimônia de inauguração foi reduzida a um número restrito de participantes. A agência está localizada na avenida 31 de Março, n° 194, no bairro Santa Izabel. Por lá, os atendimentos já começaram no dia 19 de abril. O horário de funcionamento é das 9h às 15h, sendo que o atendimento em caixas vai até às 14h. Os associados serão atendidos por um time de nove colaboradores, que vão ajudar os clientes na tomada de melhores decisões e com serviços de consultoria financeira.
Com mais esta inauguração, a instituição financeira cooperativa passa a estar presente em nome cidades e em três distritos no Pará. A unidade foi a 32ª inaugurada pela cooperativa Sicredi Grandes Rios MT/PA; a 14ª em solo paraense, com mais de 44 mil associados no estado.
“A cada ano que passa queremos levar o cooperativismo de crédito e seus benefícios a mais pessoas. Além de oferecer os mesmos produtos financeiros de qualquer outra instituição financeira, temos o diferencial de praticar taxas mais justas, de estarmos mais próximos dos associados, já que ele também é dono do negócio. Nosso grande diferencial é a distribuição de resultados, a divisão do lucro da cooperativa entre seus sócios, em proporção equitativa”, comenta o presidente da cooperativa, Paulo Schmidt.
A gerente da agência, Joênia Silva Bernardo Lacerda, ressalta que “o SICREDI chega à Tucuruí trazendo para a comunidade uma opção de instituição financeira diferente, por se tratar de sistema cooperativo, onde cada associado faz parte do negócio, pois atuamos de forma justa, valorizando o relacionamento e o desenvolvimento da economia local!”.
A cooperativa de crédito oferece uma diversidade de produtos e serviços financeiros aos associados e também desenvolve projetos para beneficiar toda a comunidade local, a exemplo da Cooperação da Ponta do Lápis (educação financeira), o Programa A União Faz a Vida (que beneficia escolas, professores e alunos), o Dia de Cooperar, além do Sicredi na Comunidade – de apoio e patrocínio a projetos locais, em prol das causas de cooperação, ambiental e desenvolvimento local. E ainda tem mais planos pela frente.
“O projeto da cooperativa para os anos de 2021/2022 é abrir mais 16 novas agências em diversas cidades do Pará, dentro da nossa área de atuação, que ainda não são contempladas com a presença do cooperativismo de crédito. Para nós é uma satisfação muito grande poder ir ao encontro das necessidades das pessoas e ajuda-las em seu crescimento, levando oportunidades de negócios de um jeito simples, próximo e ativo.”, afirma Irineu Grigoletto, gerente regional de desenvolvimento da cooperativa Grandes Rios.
COMO SE TORNAR UM SÓCIO?
Para se associar, a pessoa física, empresa ou produtor (a) rural que deseja fazer parte do Sicredi pode fazê-lo de duas formas. Uma delas, a mais tradicional, é procurar a agência. Também é possível ter uma conta digital no Woop Sicredi. Em tempos de pandemia, quem precisa de atendimento presencial, a orientação é que faça o agendamento através do WhatsApp (51 3358-4770), canal de atendimento que direciona o associado para a agência de sua cidade.
SOBRE A COOPERATIVA
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Na nossa região somos a Cooperativa Sicredi Grandes Rios MT/PA, presente em 24 cidades nas regiões norte do Estado do Mato Grosso, sudoeste e baixo-amazonas estado do Pará. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
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(Foto feita antes da pandemia)
Reduzir, reutilizar e reciclar. Com o conceito sustentável dos 3Rs, a Cooperativa dos Trabalhadores de Reciclagem do Sul e Sudeste do Pará (COOPERLIMPA) participará do programa municipal “Xinguara Recicla”. O projeto experimental de coleta e reciclagem de resíduos sólidos vai atender diretamente seis famílias e, indiretamente, cerca de 60 pessoas do município.
A iniciativa visa solucionar a destinação correta de resíduos sólidos urbanos recicláveis, a promoção da sustentabilidade, geração de renda e, sobretudo, a disseminação de informações sobre o assunto, por meio da educação ambiental. A reciclagem de materiais ainda enfrenta grandes dificuldades de implementação, devido a pouca conscientização da população.
O projeto estará de porta em porta pelo menos duas vezes por semana, mantendo o controle do volume coletado. O bairro atendido será o Jardim Tropical I. Escolas também devem ser atendidas. Equipes devidamente treinadas percorrerão estes locais com materiais didáticos, recipientes, além de fortalecer a iniciativa pelas redes sociais.
“Entendemos que as famílias são o ponto central de toda a problemática e também o ponto de solução diante desse problema. Com isso, nos dispusemos a participar desse projeto experimental e contribuir com a conscientização e educação ambiental de moradores.”, comenta Maurílio Pereira, presidente da COOPERLIMPA.
COOPERLIMPA NO PLANO DIRETOR
A COOPERLIMPA tem cadeira no Plano Diretor do município, cuja finalidade é garantir recursos a entidades civis organizadas, a exemplo da própria cooperativa, que já existe há quase 15 anos e atua ativamente em iniciativas de reciclagem na cidade; ação que, somada ao trabalho de catadores individuais e empresas privadas, já tem dado ao município um cenário animador e próspero, mesmo sem a coleta seletiva institucionalizada.
Xinguara possui situação de destaque, por ser um dos poucos municípios da Região Administrativa do Araguaia, que possui uma cooperativa de reciclagem. Foi apostando nesse potencial e almejando o adequado gerenciamento de resíduos, em especial os recicláveis, e sem esquecer o compromisso social de geração de emprego e renda, que a prefeitura firmou o Termo de Cooperação com a COOPERLIMPA, já renovado em 2021.
Cada passo à frente dado pela cooperativa teve como apoio o acompanhamento da OCB/PA. “A OCB/PA está sendo a nossa intermediadora junto a gestão pública; tem nos dado todo o suporte com formação, certificação, além de atribuir ainda mais credibilidade e organização à nossa cooperativa”, reitera o presidente da COOPERLIMPA, Maurílio Pereira.
“É com muita satisfação que acompanhamos o desenvolvimento da COOPERLIMPA, em Xinguara. Estamos a disposição para continuar oferecendo o apoio e suporte necessários para o constante crescimento e participação da cooperativa em políticas públicas para o município. Unidos sempre vamos mais longe.”, afirma o presidente da OCB/PA, Ernandes Raiol.
SOBRE A COOPERLIMPA
Atualmente com 25 cooperados, a COOPERLIMPA realiza a coleta de materiais recicláveis em estabelecimentos comerciais, como lojas de departamentos, supermercados, bares, além de indústrias frigoríficas da cidade. A cooperativa também recebe os resíduos por meio de entrega voluntária.
São etapas do manejo dos resíduos sólidos pela COOPERLIMPA:
• Geração e segregação: a separação correta e criteriosa para o tratamento diferenciado, a racionalização de recursos despendidos, além de facilita a reciclagem;
• Manuseio, acondicionamento e armazenamento: serviços que, uma vez feitos corretamente, possibilitam a maximização das oportunidades com a utilização da reciclagem;
• Coleta, transporte, destinação e disposição final: gerenciamento do material coletado, evitando riscos de mistura dos resíduos.
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