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COOPERTRANS E SICREDI lançam acordo de cooperação para cooperados garimpeiros

COOPERTRANS E SICREDI lançam acordo de cooperação para cooperados garimpeiros

 

A regularização de áreas para garimpo e pesquisa é hoje a maior demanda das cooperativas minerais. A partir da parceria com a SICREDI Grandes Rios, a Cooperativa dos Garimpeiros de Moraes Almeida e Transgarimpeira (COOPERTRANS) irá ampliar a regularização das áreas de seus cooperados. A linha de crédito de fomento contará com parcelamento em até 48x, além de um desconto de 10% na taxa de juros cotada na análise do cooperado.

 

“A parceria com a SICREDI significa uma grande vitória para os garimpeiros. Estamos nos encaminhando para uma nova fase em relação ao garimpo e à mineração legal. Dessa forma, a COOPERTRANS tem, como grande objetivo, a regularização de áreas para garimpo e a defesa dos direitos dos Garimpeiros. Com essa parceria junto a SICREDI, o trabalho para alcançar tais objetivos será facilitado”, afirmou Pedro Mello Junior, presidente da COOPERTRANS.

 

A COOPERTRANS - A cooperativa tem a sua sede localizada em Moraes Almeida/Itaituba-PA e atua em toda a região do Tapajós. Com suas atividades iniciadas no ano de 2017, a COOPERTRANS busca auxiliar os seus cooperados para a regularização de suas áreas de garimpo.

 

Atualmente a cooperativa já conta com mais de 3000 cooperados e atua dando assistência para a regularização dos processos de toda a cadeia produtiva do ouro. Os serviços prestados aos cooperados são: assistência técnica, ambiental e florestal; a defesa dos direitos dos trabalhadores, enfatizando aspectos como a emissão de nota fiscal, a regularização de áreas e o transporte correto do ouro. A COOPERTRANS busca sempre as melhores condições de trabalho para o garimpeiro.

 

“A intercooperação entre a COOPERTRANS e a SICREDI Grandes Rios é fundamental para o desenvolvimento de boas condições de trabalho para a classe garimpeira. Além disso, é muito bom ver duas cooperativas atuando juntas em busca do progresso de seus negócios”, expõe o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Unimed Oeste promove Webinar para ajudar pequenas empresas em tempos de crise

Unimed Oeste promove Webinar para ajudar pequenas empresas em tempos de crise

 

 Com o tema "Como fazer uma Boa Gestão do seu Negócio em Tempos de Crise", o webinar tem o objetivo de ajudar microempreendedores e pequenas empresas a atravessarem esse período de crise e prepará-los para a retomada da economia. O evento ocorre nesta quinta (08) de forma online e gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo link unimed.me/Wa3Qn.

 

A programação vai contar com os temas Marketing Digital, Gestão de Negócio, Gestão da qualidade e RH, Gestão Financeira e Sustentabilidade. Os conteúdos foram planejados com o intuito de trabalhar as fragilidades que muitas microempresas e pequenas empresas apresentam. Para o evento a Unimed montou um time de especialistas da própria cooperativa que irão utilizar do ensino prático de processos e apresentar ferramentas que possibilitem que pequenas empresas despontem e passem da melhor forma por esse período de instabilidade econômica.

 

A Unimed Oeste do Pará atua em Santarém há mais de 35 anos, é a maior cooperativa e a que também mais investe na região, atualmente com mais de 300 funcionários. No ano que vem, o grupo de médicos cooperados vai entregar o maior Hospital da Região, uma obra avaliada em mais de 30 milhões de reais.

 

A expectativa é que o Webinar possa abranger os mais diversos empreendedores de diferentes áreas, baseado nas rotinas de trabalho de sucesso da própria cooperativa. Para isso, foi desenvolvido um plano de estruturação dos temas adaptados para a realidade da região.

 

“Percebendo o momento atual, resolvemos agir e contribuir com a região de forma diferente. Abrindo alguns dos processos que nos fizeram crescer para que pequenos empreendedores possam ter acesso a essas práticas locais de sucesso”, finalizou o gerente geral da cooperativa, Carlos Eduardo Miléo.

 

 

A quem interessar pode se inscrever de forma gratuita pelo link unimed.me/Wa3Qn.

COOPERCON/PA retomou 3º lugar em ranking nacional do sistema

COOPERCON/PA retomou 3º lugar em ranking nacional do sistema

 

Em um ano de grandes desafios como o de 2020, a COOPERCON/PA superou e se adaptou às adversidades do contexto pandêmico. Com isso, a cooperativa conquistou o 3° lugar no Market Share, ranking organizado pela COOPERCON Brasil que busca analisar a participação no mercado das cooperativas filiadas no país como também padronizar as operações das cooperativas da construção civil a nível Brasil.

 

Sendo uma das grandes referências na aquisição de insumos para construção civil e agente de regulação de preços, a COOPERCON/PA obteve, em 2020, um crescimento de 45% em relação ao ano anterior, a partir da comercialização de matéria-prima e insumos básicos, somado à prestação de serviços e pesquisas permanentes de novas soluções.

 

“Em um ano que se mostrou desafiador em todos os âmbitos, a cooperativa conseguiu crescer e se destacar no mercado, mostrando não só a sua credibilidade, como também muito dinamismo na gestão do nosso presidente Fabrizio Gonçalves, e de toda equipe Coopercon/PA. Nós buscamos realizar um trabalho pautado na seriedade e nos ideais do cooperativismo, o que resultou em ótimos rendimentos, como foi apontado pelo Market Share”, relata o diretor executivo da COOPERCON/PA, Cláudio Rogério Costa.

 

O crescimento da geração de negócios da cooperativa se deu principalmente pela comercialização do cimento, sendo vendidas 23.027,35 toneladas do produto em 12 meses. A comercialização resultou em R$13,3 milhões; seguido de cabos elétricos, que renderam R$ 4,5 milhões; do aço, com R$ 1,9 milhões e do concreto, que rendeu R$ 1,8 milhões.

 

O 3° lugar no Market Share também pôde ser conquistado pela comercialização de produtos como a argamassa, cerâmica, portas, metais, serviços de fundação, coleta de entulho, compensando madeirite, blocos cerâmicos, vidros temperados, tubos e conexões, elevador, entre outros. O resultado foi de R$ 25,8 milhões, enquanto que, em 2019, esse resultado foi de R$ 17,7 milhões. Em 6 anos e 2 meses de existência a COOPERCON/PA comemora alguns números: 130 milhões de reais em negócios gerados com seus parceiros e cooperados, mais de 160 mil toneladas de cimento comprado e consumido, e em todos os anos ter dado dividendos aos seus cooperados.

 

Além disso, a cooperativa buscou realizar um bom diálogo com seus fornecedores, além de ações como a manutenção de tabela de preço, parcerias, promoções e dilatação na validade de propostas, que resultaram em um fortalecimento tanto de parcerias antigas como novas.

 

Com os bons resultados de 2020, as perspectivas para o ano de 2021 são melhores ainda. “Analisando os dados dos meses iniciais de 2021 já atingimos praticamente a metade do que conseguimos em geração de negócios no ano anterior, ou seja, se mantivermos essa linha, nós iremos apresentar um crescimento de 20% a 30% em relação a 2020”, conta Cláudio Rogério Costa.

 

Para o ano de 2021, a COOPERCON/PA planeja crescer em 20% com algumas iniciativas, entre elas, a importação do Aço pela ação com a COOPERCON Brasil + CBIC e mais outras COOPERCONS Regionais; a adesão de mais três empresas como cooperadas da COOPERCON/PA; melhorias e alterações nas aplicações financeiras no sistema bancário; início do sistema de gestão online da cooperativa para o 2.º semestre; retomada do planejamento estratégico com a Diretoria; investimento em ações de assessoria de comunicação e marketing e apoio dos novos cooperados que passaram a integrar com mais frequência na cooperativa. Atualmente, são 39 pessoas jurídicas e 41 pessoas físicas.

 

O diretor executivo da COOPERCON/PA também ressalta a importância do Sistema OCB/PA para o crescimento da cooperativa. “2020 foi o primeiro ano que tivemos uma participação direta com a OCB/PA, de forma que pudemos contar com todo o apoio, orientação e recomendações oferecidas pela equipe da OCB/PA, o que foi fundamental para os ótimos resultados que obtivemos no último ano, e em 2021 a parceria está ainda mais forte”, expõe.

 

A COOPERCON Pará foi fundada em dezembro de 2014 com a presença de 22 associados. Em maio de 2015 iniciou suas atividades, trazendo em sua missão a implementação na gestão de negócios comuns e representativos ao setor da Industria da Construção Civil, possibilitando a melhoria da qualidade dos serviços, ampla e saudável competitividade empresarial dos associados. Atualmente a COOPERCON/PA possui 39 cooperados.

 

“É com alegria que a OCB/PA acompanha e auxilia nesse desenvolvimento da COOPERCON/PA. Em poucos anos de atuação, já mostra sua expressividade no segmento. Sabemos que ainda são poucas as cooperativas de consumo no Estado, portanto, vamos continuar apoiando o crescimento dessas iniciativas”, garantiu Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

Dia C beneficia comunidades em vários municípios do Pará

Dia C beneficia comunidades em vários municípios do Pará

Para celebrar o Dia C, as cooperativas paraenses realizaram em parceria com o Sistema OCB/PA ações voltadas para os interesses da comunidade. Em Belém, a SICREDI Norte fez entrega de kits de higiene aos feirantes do mercado da pedreira. A cooperativa de crédito, junto com a CEAC, também promoveu o 1º Pedal da Cooperação em Castanhal, que arrecadou alimentos para comunidades carentes. Já em Santarém, as cooperativas se uniram em prol de campanha de doação de sangue.

 

Na Feira da Pedreira, os voluntários da SICREDI Norte realizaram a distribuição de kits de proteção individual para combate à covid 19, contendo ecobags com máscaras e álcool em gel para os feirantes. As ecobags e as máscaras foram produzidas a partir da intercooperação com a COOPERMODAS, cooperativa de costura e moda de Barcarena, além de terem sido distribuídas com o intuito de atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável determinados pela ONU.

 

Durante a ação, também foi entregue para os consumidores da feira um gibi que apresenta orientações sobre educação financeira familiar de forma lúdica. No total, foram produzidos 500 Kits e 3000 gibis para distribuição no Dia C.

 

A escolha para a localidade da ação, a Feira da Pedreira, se deu por este também ser o bairro no qual a sede da SICREDI Norte está localizada. “Escolhemos um ponto próximo a nossa sede para poder desenvolver uma ação de transformação social. Além disso, a feira é um ponto de encontro de pessoas de diversas classes sociais, então trabalhando com esse público a gente consegue falar com o máximo de pessoas de diversos níveis possíveis”, explicou o diretor presidente da SICREDI Norte, Napoleão Alencar.

 

Além da conscientização e da educação financeira, o Presidente do Conselho de Administração da SICREDI, Wilson Machado, destaca a importância da ação para a divulgação do trabalho realizado pela SICREDI Norte. “A ação traz para a sociedade a informação sobre o que é a SICREDI e quais são os seus princípios, além de falar sobre a oferta de crédito ao mercado através de cooperativa, que transforma o seu cliente em um associado, ou seja, um de seus sócios. Dessa forma, esperamos que as pessoas conheçam a cooperativa de crédito chamada SICREDI, que está à disposição para ajudar o pequeno comerciante e o pequeno empresário”, expõe.

 

Jeane Santana, trabalhadora da Feira da Pedreira, declarou que gostou de conhecer as informações sobre a disponibilização de crédito realizada pela SICREDI e que divulgará o trabalho da cooperativa para uma amiga que está em busca de investimento. Além disso, Jeane também destacou a importância da distribuição dos Kits. “A relação de uma cooperativa presente em nosso bairro com os feirantes é muito importante. Vejo que vocês estão ajudando o próximo e também trazendo orientações a respeito da covid-19”.


1º Pedal da Cooperação


Em Castanhal, a Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC), em parceria com a SICREDI Norte e a OCB/PA promoveram o 1º Pedal da Cooperação. O passeio ciclístico, que teve a sua largada na Praça Cristo Redentor, seguiu pela Avenida Barão do Rio Branco até o Santuário de Nazaré no APEÚ, retornando então para o ponto de largada.

 

Para a realização do evento, as cooperativas organizadoras tiveram a autorização dos órgãos de saúde e seguiram com todos os protocolos de segurança com uso de máscara e distanciamento.

 

Além de buscar promover saúde e bem estar, a ação também apresentou o caráter social ao solicitar a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis para inscrição no evento. No total, foram realizadas 250 inscrições e meia tonelada de alimentos arrecadados foram destinados à campanha, ajudando famílias em risco social na região.

 

“Além de fomentar a saúde, bem estar e a doação de alimentos, buscamos fazer com que as pessoas conheçam mais sobre o cooperativismo e que entendam a importância desse movimento, além de explicar o que é o Dia C, para que se possa internalizar um pouco dessa cultura cooperativa, buscando conhecer e aderir ao cooperativismo como prática no dia a dia”, declarou Kátia Santos, presidente da CEAC.

 

Maria José Leal, participante do grupo de ciclismo da cidade, se inscreveu no evento e destacou a relevância do 1º Pedal da Cooperação. “A importância de eventos como esse é grandiosa, fico muito feliz em saber que as cooperativas vão pegar todos esses alimentos adquiridos e colaborar com muitas famílias carentes nesse tempo de pandemia. Que bom que essa campanha está sendo realizada e que a galera do pedal, que está crescendo cada vez mais na nossa cidade, pôde participar", contou.

 

Para celebrar o Dia C, além do 1º Pedal da Cooperação, a CEAC também mobilizou a comunidade Castanhalense para participar da campanha “Julho vermelho”, cujo objetivo foi impulsionar doações de bolsas de sangue para o Hemopa local.

 

“A celebração do Dia C busca mostrar a força do cooperativismo a partir da solidariedade, evidenciada a partir de ações voltadas para a responsabilidade social, e principalmente o interesse pela comunidade. Neste ano estamos realizando ações voltadas para a conscientização contra a covid-19, doações de sangue, doações de cestas básicas, além do estímulo à saúde e ao bem estar. Então o cooperativismo dentro da sua doutrina, da sua filosofia, da sua forma de atuar, está fazendo esse trabalho para ajudar as pessoas e trazer esse retorno para a comunidade”, declarou Ernandes Raiol, Presidente do sistema OCB/PA.

 

SANTARÉM
Com o tema "Cooperar está no Sangue" a campanha no município estimulou cooperados a realizarem a doação de sangue e aumentar o estoque no Hemocentro de Santarém.

 

A escolha da ação veio através da percepção que o banco de sangue do Hemocentro de Santarém registrava um baixo estoque, com as doações em queda, muito por conta do período de pandemia. As cooperativas viram o cenário como oportunidade para contribuírem de forma positiva para a sociedade em tempos de crise. Um gesto de solidariedade que salva-vidas se tornou o foco dessa edição.


O Hemocentro de Santarém atende mais de 30 unidades hospitalares da região do Baixo Amazonas. Por conta disso, precisa sempre dispor de estoque abastecido para conseguir atender as solicitações. Com a pandemia, muitos dos doadores deixaram de comparecer, o que fez com que os estoques ficassem baixos demais.

Cooperativa D’Irituia fornece Tucumã para fins gastronômicos

Cooperativa D’Irituia fornece Tucumã para fins gastronômicos

Em parceria com o empresário João Hermeto e a UFRJ, foram realizados testes que identificaram o potencial gastronômico do Óleo de Tucumã 

  

O famoso Bobó de Camarão da rede ASA Açaí, do Rio de Janeiro, traz na sua preparação o gosto e a marca da Amazônia. O prato é um dos cardápios da rede de restaurantes que utiliza os produtos da cooperativa D’Irituia. Um dos ingredientes é o Tucumã, fruto que foi utilizado em teste gastronômico feito pelo restaurante e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).   

 

O Tucumã possui alto teor de vitaminas A, B e C. Sendo um dos principais produtos da cooperativa D’Irituia, buscou-se identificar o potencial do óleo extraído do fruto para fins gastronômicos. 

 

Para a realização do teste, a cooperativa D’Irituia enviou o Tucumã congelado para a análise em laboratório. “Após a extração do óleo do fruto, as análises identificaram resultados magníficos, apresentando grau de acidez e peróxidos muito bons, abaixo dos exigentes padrões determinados pela Anvisa, tendo então, condições ideais para o consumo”, explica João Hermeto.

 

Além do Bobó de Camarão, João também explica que o óleo está sendo utilizado eventualmente como substituto ao óleo de dendê. “Além disso, a gente pode utilizar o óleo nos momentos iniciais de preparo para refogar os pratos. Ao finalizar também adicionamos um pouco de óleo com fogo baixo para dar um sabor bacana”, conta. 

 

A cooperativa D’Irituia e João Hermeto são grandes parceiros. Além do fornecimento do Tucumã, a cooperativa também comercializa produtos como a farinha d'água, a farinha de tapioca, a goma de tapioca, o cupuaçu, a castanha do Pará e o Jambu para restaurantes como o restaurante Aprazível, no Rio de Janeiro.

 

Atualmente, a cooperativa D’Irituia está com um projeto para o desenvolvimento de uma usina de extração de óleo. Já aprovado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), o projeto aguarda a possibilidade de financiamento via crédito do produtor, do BanPará. 

 


“A escolha pela análise do óleo do Tucumã se deu principalmente pela grande oferta do fruto pela cooperativa D’Irituia, além da qualidade sensorial do fruto, que é semelhante ao azeite de dendê, muito consumido aqui no Rio. Então, a gente optou por iniciar com o Tucumã por ele ser mais acessível, mas a nossa ideia é expandir para outros bioativos como o óleo de açaí, óleo de bacaba, óleo de patauá e o óleo de buriti, assim que a usina de extração da cooperativa estiver pronta. Dessa forma, temos o grande objetivo de criar uma linha de óleos amazônicos com alto valor nutritivo e potencial gastronômico” expõe João Hermeto.

 

O planejamento de construção da agroindústria integra, além do beneficiamento de óleos, as casas de farinha e mel, assim como beneficiamento de polpas. Em 2012, a D’Irituia adquiriu a área para construção do complexo industrial. A cooperativa também pretende utilizar o espaço como um ambiente educacional e de empreendedorismo para alunos, estudantes e professores.

 

 

 

A COOPERATIVA D’IRITUIA 
Com dez anos de fundação, a D’Irituia reuniu 20 produtores familiares que não eram atendidos por políticas de âmbito federal, municipal ou estadual para que juntos constituíssem uma organização comercial mais competitiva. Hoje, já são 42 cooperados, sendo 23 mulheres. 

 

“Nossos principais produtos são as oleaginosas, como o Tucumã, a Ucuuba, o Mucajá e a Castanha-do-pará. Além disso, a cooperativa também trabalha com cadeias produtivas da mandioca, de hortaliças, de produtos de origem animal e de Sistemas Agroflorestais (SAFs), com ênfase nas frutíferas. As oleaginosas já são comercializadas com empresas como Natura e Amazon Oil”, afirmou o cooperado da D’Irituia, José Romano.

 

A região de Irituia apresenta grande potencial no tucumã com uma produção anual de mais de 40 toneladas e uma produção de óleo de mais de mil litros; o piquiá, 249 toneladas e mais de 19 mil litros de óleo.

 

 

“Nosso sonho é ter a usina de extração de óleo, evoluir economicamente e avançar na conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente. É um sonho de muitas pessoas, muitas famílias que tentam trabalhar para que tenhamos dias melhores. Vamos continuar o contato com as instituições e dar prosseguimento ao processo de acesso ao crédito”, comentou o presidente da D’Irituia, Lázaro Lima.

 

Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, o avanço representará um exemplo para as demais cooperativas. “Temos trabalhado neste sentido, de proporcionar um ambiente adequado para o desenvolvimento da agricultura familiar, que representa responsabilidade social e ambiental ao reunir pequenos produtores e disseminar práticas sustentáveis de produção”.

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